Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Quibe assado de quinoa e ricota

Quibe assado de quinoa e ricota

wpid-img_20130130_1303281.jpg

Não sei se já deu para perceber, mas eu adoro inventar combinações na cozinha. Esta é mais uma delas: em vez de carne, ricota; no lugar de triguilho, quinoa.

Usei abobrinha como recheio e o resultado ficou melhor do que eu esperava: um quibe vegetariano super diferente e saboroso.

Quibe assado de quinoa e ricota

1 xícara de quinoa crua
3 xícaras de água
1/2 tablete ou envelope de caldo de legumes
1 xícara de ricota ralada ou esfarelada
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
3 colheres de sopa de cebola ralada
1 dente de alho amassado
1/2 limão espremido
1 colher de sopa de ervas finas desidratadas ou frescas picadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Recheio opcional: 1/2 xícara de abobrinha ralada com casca ou 1 cebola em rodelas, ambas temperadas com caldo de 1/2 limão e sal

Ferva a água e dissolva o caldo de legumes. Acrescente a quinoa, a cebola e o alho e deixe cozinhar em fogo baixo até secar (como arroz).

Depois, misture a ricota com a quinoa e tempere com sal, pimenta do reino e as ervas. Adicione o queijo ralado e o caldo do limão e mexa bem.

Unte com azeite um refratário ou assadeira e forre o fundo com a mistura. Se quiser, coloque o recheio por cima, regue com um fio de azeite e cubra com o restante de quinoa com ricota. Eu usei abobrinha e, sinceramente, nem lembrei dela quando comi.

Faça os cortes com uma faca e regue com mais um pouco de azeite. Leve ao forno pré-aquecido em 250°C por 45 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e deixe descansar por uns 10 minutos antes de servir para que não desmanche na hora de tirar do refratário.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram