Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Vegetais / Tzatziki (molho grego de iogurte com pepino)

Tzatziki (molho grego de iogurte com pepino)

Tzatziki_CozinhadoPara2ou1

Tenho me forçado cada vez mais a comer saladas e, para isso, minha estratégia é sempre fazer algo diferente. Só alface, tomate e cebola me entediam e, quando não tem nada diferente para usar, faço pelo menos um molho bonito. Este serve tanto para saladas e legumes, quanto para petiscos mais calóricos, como salgadinhos e batata fritos.

100g. de iogurte natural não adoçado (de preferência do tipo grego)
1 pepino japonês médio
1 limão espremido
1 dente de alho espremido ou bem picadinho
2 colheres de sopa de azeite
Sal a vontade

Corte rodelas bem fininhas do pepino descascado (eu uso algumas com casca para dar um pouco mais de cor). Coloque as fatias em uma peneira e salpique uma pitada generosa de sal e deixe escorrendo por pelo menos uns 15 minutos.

Se o iogurte não for do grego, que já é mais consistente, coloque-o sobre um guardanapo de pano limpo e deixe-o escorrer por uns 15 minutos. Se for, apenas dispense o soro, caso haja.

Após a preparação, misture o pepino ao iogurte e acrescente o caldo de limão, o azeite, o alho e, se necessário, mais sal.

Você pode servir com saladas, palitos ou chips de legumes e petiscos, mesmo os fritos (fica ótimo com batata frita!).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram