Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Purê de ervilhas

Purê de ervilhas

wpid-img_20121218_1310101.jpg

Sempre procuro fugir do óbvio quando cozinho, principalmente porque sou meio chata para comer sempre as mesmas coisas. Fazia tempo que não comia ervilhas, mas mesmo assim inventei de fazer um purê com elas. Ficou ótimo com um filé de frango grelhado e salada de folhas colorida com tomate, cenoura e beterraba.

Purê de ervilhas

1 e 1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas (em temperatura ambiente) ou 1 lata de ervilhas escorridas
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de queijo ralado
1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas
1/2 cebola ralada
1 dente de alho grande amassado
1 colher de sopa de margarina
Cebolinha picada
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Derreta a margarina e refogue a cebola e o alho. Em seguida, acrescente as ervilhas e mexa bem para que todas sejam envolvidas com o tempero. Cubra-as com o leite, coloque as ervas e a pimenta do reino, tampe a panela e deixe ferver com o fogo baixo por uns 5 minutos se as ervilhas forem em conserva e 10 a 15 minutos se forem frescas ou congeladas até ficarem macias. Se o leite estiver secando, é só acrescentar um pouco de água.

Neste momento, você pode bater no liquidificador ou processador e, se quiser, passar o creme pela peneira. Eu não vejo muita necessidade, mas o purê fica mais fino. Depois, volte à panela para finalizar. Aumente o fogo, adicione o queijo ralado e vá mexendo e amassando as ervilhas até engrossar e ficar com textura de purê. Prove e acrescente sal, se necessário.

Antes de servir, cubra com um fiozinho de azeite e salpique a cebolinha picada por cima.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram