Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Carnes / Congelados / Quibe assado, de bandeja ou de forno

Quibe assado, de bandeja ou de forno

wpid-img_20121125_121135.jpg

O quibe é uma preparação típica das culinárias do Oriente Médio, feita com carne moída e triguilho temperados com eapeciarias e ervas, que pode ser servida crua, frita ou ainda assada.

Para aproveitar esta delícia sem a gordura tradicional do kibe frito, dá para escolher uma carne mais magra e prefirir a versão assada, igualmente gostosa e muito mais saudável.

Quibe assado, de bandeja ou de forno

2 xícaras de carne moída
1 xícara de trigo para kibe (triguilho)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
2 colheres de hortelã picadinha
Pimenta síria a vontade (eu não tinha, usei pimenta do reino)

Deixe o trigo de molho em água por pelo menos 30 minutos, escorra e aperte para tirar toda a água.

Misture todos os ingredientes e amasse bem com as mãos para incorporarem bem. Arrume a massa em um refratário ou assadeira untada com azeite.

Se quiser, pode dividir a massa em duas partes e rechear com Cebolas douradas (cebolas árabes ou cebolas à tirolesa). Quando estiver montado, use uma faca para cortar os pedaços do tamanho que desejar e regue com um fiozinho de azeite. Leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos ou até estar assado.

Sirva com tahine e Labneh (queijo cremoso libanês de iogurte).

PARA A MARMITA: Misturo tudo, coloco em refratários individuais (que podem ir ao forno) e de preferência com tampa e pré-asso até quase dourar. Esfriou, vai para o freezer/congelador. Antes de comer, deixo descongelar de um dia para o outro na geladeira e volto ao forno até dourar. Às vezes recheio com queijo, cebola caramelizada ou ricota temperada. Delicioso, leve e nutritivo!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram