Você está aqui:  / Massas e molhos / Sanduíches / Tortilhas mexicanas de milho

Tortilhas mexicanas de milho

wpid-img_20121129_1306473.jpg

Eu achava que fazer comida mexicana era difícil, complicado e caro, então tortilha pra mim era só a espanhola. Até encontrar essa receita*, que me deixou com água na boca. Botei as mãos na massa e me surpreendi: é fácil e fica deliciosa.

1/2 xícara de farinha de milho fina
1/2 xicara de farinha de trigo
1/3 xícara de água morna
1 pitada de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher de chá de páprica doce (opcional)

Misture as farinhas, o sal, o fermento e acrescente a água aos poucos até obter uma massa homogênea. Abra a massa e corte em círculos.

Eu dividi a massa em 4 bolinhas, forrei a pia com um pedaço de papel alumínio e, como não tenho o utensílio apropriado, fui abrindo com um copo (com muito cuidado para que ele não estourasse entre minhas mãos e minha comida — não façam isso em casa!). Por isso, não consegui uma massa tão fininha, mas ficou bem boa.

A receita diz para untar a frigideira com um pouco de óleo, mas não usei. O antiaderente funcionou e as tortilhas ficaram tostadinhas sem grudar. Assim que tirei da frigideira já dobrei-as ao meio para não quebrarem depois. Aí é só recheá-las com seus ingredientes preferidos, muita pimenta, um pouco de sour cream e se deliciar.

Dica: se sobrar um pouco da massa, abra bem fina e corte triângulos. Frite-os em óleo bem quente e escorra-os em papel absorvente. Você terá deliciosos nachos (aquelas casquinhas crocantes para acompanhar pratos mexicanos, iguais ao Doritos).

* Receita do livreto “50 lanches light de 15 minutos”, do Gustavo Oliveira Silva (Ediouro).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

10 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram