Você está aqui:  / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Tabule (salada de trigo com pepino, tomate, cebola e ervas)

Tabule (salada de trigo com pepino, tomate, cebola e ervas)

O tempo começa a esquentar e cada vez mais tenho vontade de me acabar nas saladas. Mas nem sempre elas precisam ser só de folhas e o tabule é um ótimo exemplo disso.

O tabule é uma salada refrescante, saborosa e nutritiva. O trigo de kibe (ou triguilho) é um cereal complexo, ou seja, não refinado. Por isso, tem mais fibras e propriedades nutricionais que também auxiliam no controle da diabetes, por exemplo. Sem contar que ele aumenta a saciedade e ajuda na digestão.

Uma receita tradicional árabe que vai bem como uma entrada refrescante ou também pode fazer o papel de um ótimo acompanhamento para os deliciosos Kibes, as Kaftas (bolinhos de carne no espeto) ou os Michuís de frango (espetinhos de frango com legumes), por exemplo.

Veja como é fácil de fazer!

Tabule (salada de trigo com pepino, tomate, cebola e ervas)

1/2 xícara de trigo para kibe (triguilho)
1 xícara de folhas de salsa e de hortelã picadinhas
1/2 cebola pequena picada
1/2 tomate firme picado (sem sementes)
1/2 pepino picadinho (opcional)
2 colheres de sopa de cebolinha picada (opcional)
1 limão espremido
Azeite, sal e pimenta a vontade

Em uma tigela, coloque o trigo para hidratar em 1/2 xícara de água morna e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Escorra bem e esprema com as mãos para deixá-lo o mais seco possível.

Adicione os demais ingredientes bem picadinhos e tempere com o caldo de limão, azeite, sal e pimenta do reino.

Dica: se quiser preparar o tabule antes e deixá-lo pronto na geladeira, tempere apenas na hora de servir (isso porque o sal faz o tomate soltar água e seu tabule pode ficar com cara de ontem).

Estas quantidades servem duas boas porções como entrada ou acompanhamento. Se quiser, sirva com Torradinhas de pão sírio, fica uma delícia!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram