Você está aqui:  / Acompanhamentos / Vegetais / Farofa de aveia

Farofa de aveia

wpid-img_20121121_1235021.jpg

Muita gente acha estranho, mas a aveia pode, sim, ser utilizada em receitas salgadas bem gostosas. Sem farinhas em casa, ataquei a aveia para fazer uma farofa diferente e super fácil.

1/2 xícara de aveia em flocos (ou flocos de quinua)
1/2 cebola picada
1 dente de alho em fatias
1 colher de sopa de azeite
1 ovo cozido picado ou 1 cenoura ralada ou 2 fatias de presunto/peito de peru picadinhas (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o azeite e refogue a cebola com o alho. Adicione a aveia, sempre mexendo, para que toste uniformemente. Se quiser, enriqueça sua farofa com ovo, cenoura ou presunto/peito de peru. Tempere a gosto.

A ideia é que seja um acompanhamento mais leve, mas dá até para colocar um pouco de bacon ou uma linguiça fininha em rodelas.

A aveia é rica em fibras alimentares, que auxiliam o funcionamento do intestino e contribuem para a redução da absorção do colesterol, além de prolongarem a sensação de saciedade (o que evita aquela vontade de comer porcaria entre as refeições). Por isso, ela é indicada em diversas dietas, até mesmo em algumas com restrição de carboidratos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • ana maria

    /

    Adorei a farofa de aveia , sou diretora de uma creche , e recebemos na merenda aveia, só que em quantidade pequena. Esta farofa eu precisaria da quantidade certa para mais ou menos 70 pessoas.

  • ana maria

    /

    Eu preciso saber a quantidade para fazer para 70 pessoas

  • Luciana C.

    /

    Oi, Ana Maria.
    Cozinho sempre em pouca quantidade (para 1 ou 2 pessoas), por isso não sei calcular as quantidades para todas essas pessoas. Esta receita deve servir bem até 2 crianças e, se eu tivesse que fazer para 70, multiplicaria as medidas indicadas… 🙂
    Mas tenho certeza de que as crianças irão adorar esta farofa. Além de super saudável, ela é bem gostosa.
    Volte mais vezes!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram