Você está aqui:  / Massas e molhos / Polenta rústica com molho de azeitonas

Polenta rústica com molho de azeitonas

wpid-img_20121123_1425531.jpg
Confesso que sempre me perco em alguma coisa e, desta vez, foi na escolha dos ingredientes. Encontrei na prateleira tantas opções de farinha de milho que, entre fubá, fubá mimoso, milharina, polentina, biju e flocada, acabei escolhendo errado. Mas no fim deu certo e saiu uma polenta bem gostosa.

1 xícara de farinha de milho (com polentina fica mais fina)
2 e 1/2 xícaras de água
Molho de tomate
Azeitonas
1/2 caldo de galinha em pó, com menos gordura e sal (opcional)
1 colher de sobremesa de margarina (opcional)
1/2 cebola ralada (opcional)
1 dente de alho amassado (opcional)
1 galhinho de salsa (opcional)

(Parte opcional: como gosto de tudo muito temperadinho, em vez de usar apenas água, fiz um caldo para deixar a polenta bem gostosa. Cebola e alho refogados na margarina, a água, caldo de galinha e salsa. Depois de ferver, tirei o galinho de salsa.)

wpid-img_20121123_1527411.jpg

Comecei errado: fervi o caldo e joguei a farinha dentro. Empelotou tudo e deu trabalho para desfazer os grumos. Sugiro reservar 1 xícara da água fria para dissolver a farinha antes de adicionar ao caldo. Aí é so mexer bem até começar a aparecer o fundo da panela.

Como usei a farinha de milho, que é menos refinada que a polentina, minha polenta ficou com uma textura bem rústica e, para aproveitar isso, coloquei em um refratário sem nivelar a superfície e ficou firme logo.

Aqueci o molho de tomate, acrescentei mais ou menos 1 colher de sopa de azeitonas picadas e deixei ferver. Para uma primeira tentativa, ficou bem saboroso. Ou eu é que estava com muita fome depois dos imprevistos… 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Daniela del Rosário

    /

    Lu, sabe o que eu fiz? eu dissolvi a polenta em água fria (1 xícara de água fria pra uma xícara de polenta) depois coloquei 1 xícara do caldinho fervendo por cima da polenta dissolvida e mais meia xícara de água fervendo. a polenta não empelotou nem ficou espirrando 🙂

  • luciana c.

    /

    Dani, o melhor mesmo é dissolver qualquer farinha na água fria antes de adicionar a caldos ou molhos. Na dúvida faço isso e não tem erro. 😉

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram