You are here:  / Truques e Dicas / Feijão para um

Feijão para um

wpid-img_20121125_1800551.jpg

Já que dei dicas de como preparar Arroz para um, chegou a vez do feijão. Confesso que rola uma super preguiça de cozinhar feijão e por isso passei muito tempo sem ele, a não ser quando minha mãe mandava um pouco congelado. Aí fui para morar na Alemanha e o que mais me faltou foi justamente esse gostinho brasileiro que eu não largo mais.

Fazer feijão é fácil, mas como é um pouco chatinho (e demorado), sugiro já cozinhar uma quantidade maior e congelar porções individuais — dura uns 3 meses no congelador, não fica ruim e é bem fácil descongelar no microondas. Mas vamos ao feijão para um (essa porção dá para uma pessoa que come bem ou duas mais contidas).

Em uma panela de pressão, esquente mais ou menos 1/2 litro de água e deixe 250g. de feijão escolhido de molho com o fogo desligado por pelo menos 2 horas e até de um dia para o outro. Escorra, lave bem os grãos e complete com mais água até deixar uns dois dedos acima do feijão. Feche a panela e leve ao fogo.

Dica: se você colocar uma folhinha de louro junto, o feijão fica ainda mais saboroso, com aquele saborzinho de comida de vó.

Depois que a panela pegar pressão, conte 20 minutos. Espere a pressão sair e, se os grãos ainda não estiverem amolecidos, deixe ferver por mais alguns minutos com a panela aberta. Se quiser, pode acrescentar mais água ou amassar alguns grãos para engrossar o caldo.

Quem tiver muito medo de usar panela de pressão, pode fazer na panela comum, só vai precisar de mais tempo (pelo menos uns 45 minutos) para cozinhar o feijão.

Basicamente seu feijão está pronto, só falta temperar. Eu gosto de deixá-lo mais natural (e light): em uma panelinha, refogo um dente de alho fatiado em um pouquinho de azeite, acrescento sal e deixo cozinhar um pouco com uma ou duas conchas do feijão para pegar o sabor. Depois é só juntar tudo na panela do cozimento.

Você pode colocar também bacon, calabresa, cebola, tomate… cada um tem seu toque especial e (quase) sempre fica bom. 😉

Agora, se você é mesmo preguiçoso, já existem algumas marcas de feijão em tetra pac. Ele já vem cozido, teoricamente pronto, mas eu gosto de temperar um pouco mais com o alho refogado. E foram essas caixinhas mágicas enviadas pelo Correio que curaram minhas saudades do Brasil quando morei na Alemanha. :)

9 Comments

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

dezesseis − catorze =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram