Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Peixes e frutos do mar / Risoto de frutos do mar

Risoto de frutos do mar

A vida nos oferece coisas deliciosas e eu faço questão de aproveitá-las sempre. Frutos do mar, por exemplo, é uma das delícias que não deixo passar nunca.

No fim do ano, passei uns dias em Santos com meus avós e é claro que tive que fazer o já tradicional Risoto de camarão para eles. O problema é que meus pais ficaram com inveja, então tive que levar na mala uma encomenda especial para preparar este risoto de frutos do mar: camarõezões e camarõezinhos, lulas, polvo, mariscos e peixe.

Na hora do preparo, resolvi acrescentar açafrão e o resultado foi esta quase paella, amarelinha e super saborosa.

Risoto de frutos do mar

2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes ou de peixe (ou tabletes dissolvidos em água)
1 colher de chá de açafrão em pó (ou 1 pitada de pistilos de açafrão)
250g. de frutos do mar (camarões, lulas, polvo, mariscos etc.)
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Dissolva metade do açafrão no caldo e mantenha-o quente.

Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Junte os frutos do mar e deixe refogar por cerca de 3 a 4 minutos, misturando de vez em quando para cozinhar por igual. Retire os frutos do mar e reserve-os.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.

Quando estiver faltando mais ou menos 1 xícara do caldo, adicione o restante do açafrão e misture. Coloque a última concha de caldo e, assim que o arroz estiver pronto (al dente, cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), junte os frutos do mar refogados, misture-os ao risoto, retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia.

Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto. Misture bem para que a manteiga derreter (margarina não dá o mesmo ponto). Sirva o risoto de frutos do mar nos pratos ou em uma travessa. Eu salpiquei com salsa bem picadinha.

Esta receita serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram