Você está aqui:  / Carnes / Saladas e molhos / Sanduíches / Rosbife caseiro com crosta de funghi secchi

Rosbife caseiro com crosta de funghi secchi

Já contei aqui que não sou a maior carnívora da área, mas depois que experimentei o rosbife, fiquei apaixonada. E acho que muito desta paixão vem dos temperinhos dele.

Em um dos inúmeros eventos que organizei no trabalho, lembro de ter comido um rolinho de rosbife caseiro com picles e manga, espetadinho num palito de dente, que virou meu queridinho naquela noite. Depois disso, nunca mais consegui resistir.

Fiquei tão viciada que uma colega na época me ensinou a preparar este rosbife caseiro com crosta de funghi secchi que é uma perdição de tão bom e que é super fácil de preparar — apesar da paciência para esperar que todos os sabores se combinem.

Fica uma delícia servido quente com um purê (de ervilhas ou de mandioquinha com cebola tostada, por exemplo), complementando uma salada de folhas com cubinhos de manga ou de laranja, no meio de uma bela ciabatta com rúcula e mostarda… hum, são tantas as possibilidades!

Este da foto eu servi na ceia de Natal com uma mostarda especial que trouxe da viagem de férias. Não sobrou nada para contar história!

Rosbife caseiro com crosta de funghi secchi

1 peça de filé mignon bovino ou contra-filé (+/-500g. — pode ser feito com lagarto, mas não fica tão vermelhinho)
1/2 xícara de ervas frescas bem picadinhas (salsa, cebolinha, alecrim, manjericão, tomilho etc.)
1 colher de sopa de açúcar mascavo
15g. de funghi secchi bem picadinho
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Retire o excesso de gordura da carne. Reserve.

Pique as ervas e o funghi e misture bem, adicionando o açúcar mascavo e a pimenta do reino.

Corte um pedaço de papel alumínio que seja suficiente para enrolar a carne e espalhe cerca de um terço da mistura de ervas e funghi sobre ele. Unte a peça de carne com um fio de azeite e role-a sobre o tempero para que a mistura cubra a carne. Utilize o restante para cobrir toda a superfície da carne, inclusive as laterais.

Enrole a carne com o papel alumínio, fechando bem as pontas. Corte outro pedaço de papel alumínio e enrole novamente. Coloque sobre uma assadeira e deixe na geladeira de um dia para o outro para que o tempero seja absorvido.

Retire a carne temperada da geladeira cerca de 30 minutos antes de levar ao forno para que fique à temperatura ambiente.

Acenda o forno em 210ºC por uns 10 minutos.

Enquanto isso, aqueça uma frigideira. Unte-a com um fio de azeite e coloque a carne com a crosta (sem o papel alumínio) para selar bem todos os lados.

Coloque a carne selada em uma assadeira e leve ao forno por 30 minutos, virando na metade do tempo (sem o papel alumínio).

Retire do forno, enrole em um pedaço de papel alumínio e espere descansar por uns 10 minutos. Se quiser, deixe a carne na geladeira para que fique mais firme e, assim, seja mais fácil fatiar bem fininho.

Você pode servir o rosbife caseiro quente ou frio, como prato principal, incrementando saladas ou no recheio de sanduíches, como preferir. O ideal é que as bordas da carne fiquem tostadinhas e o centro fique bem rosadinho.

Sirva seu rosbife caseiro com um bom molho de mostarda. Esta quantidade serve bem duas pessoas. Caso sobre, mantenha na geladeira em pote bem fechado por dois dias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram