Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Cupcake de chocolate com cobertura de chocolate e cream cheese

Cupcake de chocolate com cobertura de chocolate e cream cheese

Esta receita de cupcake de chocolate é especial.

Tem gente que acha que é o glúten e a lactose que fazem mal ao organismo e os eliminam completamente da alimentação, mesmo sem nenhum problema de saúde, sofrendo a cada vez que precisam deixar de consumir qualquer coisa gostosa com esses componentes. Eu acho que o que faz mal são as comidas superprocessadas, cheias de aditivos químicos.

Acredito muito que comida feita com amor é o melhor tipo de comida e que este ingrediente especial deixa tudo ainda mais gostoso!

E é exatamente esse tipo de comidinha gostosa e repleta de amor que a Vivian ensina. Sou super fã do blog dela, tanto é que já trouxe inúmeras receitas de lá. Recentemente, ela resolveu espalhar essas gostosuras que já compartilha virtualmente também no mundo real, com aulas e encomendas. E eu, que adoro o que ela faz, fui logo aprender as dicas e segredinhos pessoalmente.

Foi uma tarde deliciosa, recheada de muito papo sobre comida e bastante risadas, que terminou com uma mesa linda com essa fornada de bolinhos de chocolate com uma surpreendente cobertura feita apenas de chocolate e cream cheese. Nosso cupcake de chocolate ficou incrivelmente fofinho, aprendi a usar o bico e o saco de confeiteiro e ainda ganhei essas fotos maravilhosas. É ou não é para se apaixonar?

Se eu fosse você, falaria logo com ela para aprender receitas fáceis para reunir os amigos e a família ao redor da mesa. Ou então para pedir aulinhas especiais que vão desde o básico como uso das facas e corte de cebola, por exemplo, até montar cardápios temáticos e especiais. Vai lá: http://www.francinha.com/aulasencomendas.

Ah, mas antes delicie-se com os cupcakes de chocolate (e essa cobertura incrível!). A receita é do livro My Sweet Kitchen, da Linda Lomelino.

Cupcake de chocolate com cobertura de chocolate e cream cheese

Para o cupcake de chocolate:
1 xícara e 1/4 de farinha de trigo
1/4 xícara e 2 colheres de chá de chocolate em pó
1 colher de chá de bicarbonato em pó
1 colher de chá de fermento químico em pó
1 xícara de açúcar
80g. de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
1/4 de xícara e 2 colheres de sopa de água quente
2/3 de xícara de leite

Para a cobertura de chocolate e cream cheese:
200g. de cream cheese em temperatura ambiente
200g. de chocolate ao leite em barra
Mirtilo frescos (opcional)

Preaqueça o forno em 180ºC. Cubra uma assadeira de muffins com 12 forminhas de papel ou pedaços de papel manteiga.

Misture a farinha, o chocolate em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento e o açúcar em uma tigela média. Nós peneiramos os ingredientes secos para deixar a massa mais leve. Reserve.

Derreta a manteiga. Em uma tigela grande, bata rapidamente o ovo com um garfo e então adicione a manteiga derretida, a baunilha, a água quente e o leite e bata para integrar tudo muito bem.

Aos poucos, vá colocando os ingredientes secos sobre a mistura líquida e misture até obter um creme liso.

Use uma colher para colocar a massa nas forminhas — não encha muito acima de 2/3 da altura para que não transborde no forno.

Asse por 17 a 20 minutos, até que o teste do palitinho espetado no centro de um cupcake de chocolate saia limpo. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Para a cobertura, corte ou quebre o chocolate em pedaços não muito grandes e coloque em uma tigela. Leve ao microondas por 30 segundos, retire e misture com uma espátula de plástico (evite usar colher de metal para não oxidar o chocolate). Se ainda não tiver totalmente derretido, vá acrescentando 30 segundos e mexendo em seguida até derreter bem.

Bata o cream cheese em uma tigela grande até que ele esteja cremoso.Junte o chocolate e bata até que fique homogêneo.

Depois, é só decorar os bolinhos já frios com o creme de chocolate e, se quiser, enfeitar com os mirtilos (ou outra frutinha de sua preferência).

Estas quantidades rendem 12 cupcake de chocolate. Se quiser, embrulhe-os individualmente em papel alumínio ou em sacos plástico e congele por até 3 meses. Para descongelar, deixe de um dia para o outro na geladeira.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram