Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Sopas, cremes e caldos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Sopa light de abóbora com leite de coco

Sopa light de abóbora com leite de coco

Esta sopa light de abóbora com leite de coco é facílima de fazer, fica super leve (e saborosa, claro) e pode ser servida quente ou fria, dependendo da temperatura do dia ou da sua preferência.

É uma opção super nutritiva para uma entradinha ou uma refeição leve. Eu acompanharia de uma bela salada e ficaria feliz com meu jantar.

A abóbora, apesar de ser pouco calórica, tem bastante fibras, o que contribui para a saciedade. Já o leite de coco, é rico em gordura saudável, que se transforma em energia. Isso além de todos os outros nutrientes que acumulam juntos: potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina cálcio, selênio, magnésio, cobre, zinco, manganês, vitaminas e ainda proteína.

Ah, e a ideia de torrar as sementes é uma forma de aproveitar melhor o alimento, além de dar um toque crocante delicioso ao prato. E, se a sua abóbora for orgânica, dá para usar até a casca!

Sopa light de abóbora com leite de coco

300g. de abóbora cabotiã (japonesa)
Sementes da abóbora (sem os fiapos e bem lavadas)
1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco
1/2 cebola grosseiramente picada
1 dente de alho cortado ao meio
200ml. de leite de coco
1 colher de chá ou de café de gengibre em pó, conforme preferir (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Corte a abóbora em cubos não muito grandes e cozinhe-os em água ou no vapor (Eu costumo apoiar uma peneira grande com a abóbora em uma panela alta com água e tampar. O vapor vai cozinhando os pedaços, por isso misturo de vez em quando para cozinhar uniformemente.).

Enquanto isso, aqueça uma frigideira sem nada e coloque as sementes da abóbora para tostar, mexendo para que não queimem demais. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.

Com os pedaços de abóbora já macios, retire a casca. (Se a abóbora for orgânica, pode deixar a casca, que está macia.)

Aqueça uma panela com o azeite ou óleo de coco e refogue a cebola e o alho, sem deixar dourar. Junte a abóbora e o leite de coco e misture até ferver.

Desligue o fogo e transfira o conteúdo da panela para o liquidificador. Bata bem, deixando uma fresta na tampa para que o vapor saia (assim ele não corre o risco de explodir).

Retorne a sopa à panela, prove e tempere com sal e pimenta do reino. Se quiser, acrescente o gengibre em pó. Caso a sopa esteja muito grossa, adicione água aos poucos.

Sirva em seguida, ainda quente, ou espere esfriar. Salpique as sementes tostadas por cima.

Estas quantidades servem duas porções da sopa light de abóbora. Caso sobre, congele por até 3 meses.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram