Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Escondidinho de siri com batata baroa

Escondidinho de siri com batata baroa

Este escondidinho de siri nasceu de uma promoção excelente da carne de siri. Já contei que adoro passear no supermercado em busca de boas ideias de receitas e, vira e mexe, acabo encontrando oportunidades interessantes, como esta. Trouxe para casa pensando na Casquinha de siri da minha mãe, mas os planos mudaram.

Um recheio caprichado feito com o siri ganhou uma camada generosa de um cremoso purê de batata baroa. O queijo gratinado por cima coroa o prato delicioso e fácil de preparar.

Feriadinho no meio da semana combina com comidinha deliciosa e que não dá muito trabalho. Para a gente aproveitar a folga para ir para a cozinha mas sem gastar o dia todo dentro dela, aproveite esta dica.

Escondidinho de siri com batata baroa

Para o recheio de siri:
150g. de carne de siri limpa
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1/2 cebola grande picadinha
2 dentes de alho amassados
1 tomate picadinho
1/2 pimentão picadinho
1/4 de xícara de leite de coco
2 colhetes de sopa de cheiro verde picadinho
Molho de pimenta a vontade (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o purê de batata baroa:
1 colher de sopa de manteiga
1/2 cebola grande picadinha
150g. de batata baroa (mandioquinha) cozida
1/2 xícara de leite
Sal e pimenta do reino a vontade
1/2 xícara de queijo ralado
2 colheres de sopa de pão duro ralado ou farinha de rosca

Para preparar o escondidinho de siri, comece pelo recheio. Aqueça uma panela e coloque o azeite de dendê. Nele refogue a cebola e o alho sem deixar dourar e junte a carne de siri. Misture bem, adicione o tomate e o pimentão e espere que amoleçam.

Acrescente o leite de coco, o cheiro verde e o molho de pimenta, se for usar. Misture e deixe secar um pouco até formar um recheio cremoso, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Prove e tempere com sal e pimenta do reino, se necessário. Reserve.

Em outra panela, derreta a manteiga e refogue a cebola. Junte a batata baroa, o leite e vá misturando e amassando a batata para formar um purê.

Coloque o recheio de siri em um refratário que possa ir ao forno e cubra com o purê de batata baroa. Misture o queijo ralado com a farinha de pão e salpique por cima. Leve ao forno preaquecido em 220ºC até gratinar.

Sirva o escondidinho de siri em seguida, ainda quente. Eu acompanhei de uma bela salada. Estas quantidades servem bem 2 ou 3 pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram