Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Risoto de linguiça fresca na cerveja preta

Risoto de linguiça fresca na cerveja preta

Risotos são sempre uma boa escolha, principalmente quando temos ótimos ingredientes à mão. Com uma linguiça artesanal fresca dando sopa, fui inspecionar a geladeira e a despensa em busca de complementos interessantes para acompanhá-la.

Encontrei um tomate e achei que combinaria. Consegui também uma lata de cerveja preta que coroou minhas expectativas: é óbvio que eu adorei a ideia! Pensei em preparar um molho para massa mas a ideia de um risoto caprichado venceu!

Precisa dizer que ficou maravilhoso? Bom, se está aqui é porque a experiência foi muito bem-sucedida, certo? Aproveite você também. 🙂

Risoto de linguiça fresca na cerveja preta

250g. de linguiça fresca sem a pele e picada
1/2 cebola grande picada
1 dente de alho bem picadinho
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/2 xícara de cerveja preta
1 tomate sem sementes em cubos pequenos
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (preferencialmente caseiro — veja AQUI como preparar)
1 colher de sopa de manteiga bem gelada
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de cheiro verde picadinho
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Para começar seu risoto de linguiça fresca, coloque uma panela no fogo médio e coloque a linguiça para soltar gordura. Quando começar a dourar, refogue a cebola e o alho até que fique transparente.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com a cerveja, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes). Junte o tomate.

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar; espere até quase secar. Aos poucos, vá repetindo, acrescentando conchas do caldo e mexendo até quase secar novamente. O arroz deve ficar quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Quando o risoto de linguiça fresca estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia.

Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto). Junte também o cheiro verde. Prove e, se precisar, corrija o tempero. Separe as duas porções do risoto de linguiça fresca nos pratos e, se quiser, enfeite com mais cheiro verde picadinho.

Esta receita serve bem duas pessoas. Sirva seu risoto de linguiça fresca logo em seguida, acompanhado de do restante da cerveja preta! 🙂

Vai sair um risotinho caprichado por aqui: linguiça fresca artesanal do @ocarnivoro com cerveja preta. ?

Uma publicação compartilhada por Receitas rápidas e fáceis (@cozinhandopara2ou1) em

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Marta

    /

    Que maravilha! Fiz com uma linguiça com gorgonzola de Bragança e ficou simplesmente maravilhoso!!!
    Vamos repetir em breve porque ainda tem um pouco da linguiça… obrigado!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram