Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Receita de lemon curd (creme de limão siciliano)

Receita de lemon curd (creme de limão siciliano)

Fazia muito tempo que eu queria experimentar esta receita de lemon curd e sempre acabava me esquecendo dela. Até que finalmente experimentei, me apaixonei e já repeti duas vezes.

Bom, vamos primeiro apresentar: lemon curd é um creminho doce feito com limão siciliano, algo entre uma geleia e um recheio de bolo. Aliás, pode ser usado como geleia, como recheio, como cobertura (num sorvete de baunilha, hum!), como calda, como sobremesa sozinho… como você quiser, na verdade!

Tem um sabor adocicado e azedinho ao mesmo tempo. Vale muito a pena manter um pote dele na geladeira!

Uma leve adaptação da receita de lemon curd da Sally’s Baking Addiction.

Receita de lemon curd (creme de limão siciliano)

2 ovos
1/3 de xícara de açúcar cristal
2 limões sicilianos (suco e raspas)
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente

Encontre uma tigela que encaixe na boca de uma panela. Encha metade da panela com água e leve ao fogo para ferver (quando a água ferver, abaixe o fogo).

Enquanto isso, misture na tigela as gemas, o açúcar, as raspas e o suco de limão e o sal. Misture rapidamente para integrar e encaixe sobre a panela com água fervente.

Misture constantemente para que as gemas não coagulem enquanto a mistura engrossa. Deve demorar cerca de 10-15 minutos. Se estiver demorando muito para engrossar, aumente o fogo, sem parar de mexer.

Apague o fogo e, aos poucos, coloque meia colher de sopa da manteiga no creme, integrando bem antes de acrescentar mais. A manteiga deve derreter e se misturar completamente ao creme, dando brilho a ele.

Coloque o lemon curd em um pote e cubra com plástico filme, encostando na superfície do creme para que não forme uma crosta. O creme vai engrossar um pouco mais à medida que esfria.

Mantenha o creme frio em pote hermeticamente tampado por cerca de 10 dias na geladeira. Se preferir, congele por até seis meses (para descongelar, basta deixar na geladeira de um dia para o outro.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram