Você está aqui:  / Bebidas / Receita de chai latte (chá indiano com especiarias e leite)

Receita de chai latte (chá indiano com especiarias e leite)

Eu trabalhei por mais de quatro anos ao lado de um shopping que tinha uma unidade da Starbucks e não me lembro como acabei ficando literalmente viciada em tomar o chai latte de lá. Todos os dias, um pouco depois do almoço ou já no meio da tarde, quando o estresse começava a me dominar, eu era capaz de sentir o cheirinho gostoso das especiarias, que quase me faziam flutuar até elas como nos desenhos do Pica Pau (quem lembra?).

Era uma luta interna resistir a descer do prédio rapidinho e ir buscar meu copo de chá com leite aromatizado, e confesso que muitas vezes eu fraquejei. Foi nessa época que fiquei louca atrás de uma boa receita de chai latte, que pudesse me ajudar a não falir com minhas caras doses de alívio. Até que depois de muitas tentativas, cheguei à minha fórmula mágica.

Esta receita de chai latte significa para mim um momento de cuidado comigo mesma. Costumo prepará-la como se fosse um ritual em que esvazio a mente e me concentro nos aromas das especiarias sendo tostadas, na mistura da água com o leite sendo tingida pelo chá, no açúcar mascavo sendo dissolvido na bebida… é um momento de meditação, de acalmar os pensamentos e desacelerar o coração.

Depois disso, me entrego ao prazer de degustar a bebida, prestando atenção em cada variação de sabor e percebendo o líquido aquecer o corpo de dentro para fora. Poucas coisas se assemelham a esse reconforto, na minha opinião.

É por isso que sugiro que você também experimente e se entregue a esta experiência. Espero que ela tenha em você o mesmo efeito que eu sinto!

Receita de chai latte (chá indiano com especiarias e leite)

1 pedaço de canela em pau
5 cravos da índia
1 anis estrelado
3 bagas de cardamomo cortadas ao meio
1 colher de chá de pimenta do reino em grãos
1 colher de chá de gengibre ralado
1/2 xícara de água
1 xícara de leite (de vaca ou de coco)
2 saquinhos de chá preto (costumo usar um English Breakfast mas pode ser qualquer outro)
2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou melado
Canela em pó ou noz moscada ralada na hora para servir

Em uma frigideira, toste as especiarias (canela, pimenta, cravos, cardamomo e anis estrelado) por cerca de 3-4 minutos no fogo baixo, mexendo de vez em quando. Reserve.

Coloque o gengibre na água, misture com o leite e aqueça em fogo alto até subir as primeiras bolhas. Desligue o fogo, mergulhe as especiarias tostadas e o chá, cubra com um pires e deixe em infusão por 10 minutos.

Coe a infusão e misture o açúcar mascavo ou melado, misturando até dissolver bem. Sirva em seguida — se quiser, polvilhe canela em pó ou noz moscada ralada na hora por cima.

Esta receita de chai latte rende duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

17 + 20 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram