Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Sopa creme de mandioca com frango crocante

Sopa creme de mandioca com frango crocante

Apesar do inverno estar chegando ao fim e dos dias estarem começando a ficar mais quentinhos (ueba!), as noites continuam mais geladas. E, apesar de eu não gostar do frio, adoro sopinhas gostosas e estou aproveitando ao máximo esse finalzinho para experimentar novas receitas.

Este creme de mandioca com frango crocante surgiu do que estava disponível na geladeira: uma mandioca fresquinha e um filé de frango já cozido. Primeiro pensei em desfiá-lo e misturar à sopa, mas depois que desfiei visualizei os pedacinhos crocantes e não teve saída.

Preparo rápido, comida quentinha e substanciosa, uma ótima escolha para aquecer uma noite fria. O que acha?

Sopa creme de mandioca com frango crocante

300g. de mandioca (aipim, macaxeira) em pedaços
1 litro de caldo de legumes (usei Tabletes de caldo de legumes caseiro dissolvidos em água)
1/2 cebola pequena picada
1 ou 2 dentes de alho amassados ou picadinhos
150g. de frango cozido e desfiado
Cheiro verde bem picadinho
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um pouco de azeite e coloque a cebola e o alho para refogar até ficarem transparentes. Junte a mandioca, deixe refogar também por uns 3 minutinhos, cubra com o caldo e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 a 20 minutos.

Quando a mandioca estiver macia, retire aquele fio do centro, coloque metade dela com metade do caldo no liquidificador e bata para obter um creme homogêneo. Repita com o restante.

Retorne o creme batido à panela e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, até chegar ao ponto de uma sopa cremosa (não deve ficar nem muito aguada nem muito grossa). Se precisar, coloque mais água.

Enquanto isso, aqueça uma frigideira com um fiozinho de óleo e coloque o frango para fritar até que fique crocante. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente.

Prove a sopa e tempere com sal e pimenta do reino, se precisar. Finalize a sopa com o cheiro verde e sirva com o frango crocante por cima.

Esta quantidade serve cerca de 3 ou 4 pratos (suficientes para duas pessoas).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

4 × quatro =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram