Você está aqui:  / Como fazer / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Sanduíches / Como fazer mostarda caseira de cerveja

Como fazer mostarda caseira de cerveja

Da dupla ketchup e mostarda eu sempre fui muito mais fã do molho amarelo, com certa predileção pelo seu sabor amargo-azedinho. Depois de morar na Alemanha e conhecer as inúmeras variações que acompanhavam os incontáveis tipos de salsichas, ela virou um condimento ainda mais indispensável na minha vida. Só que eu nunca tinha pensado em preparar minha própria mostarda caseira.

Até o belo dia em que dei de cara com esta receita no blog da Eline, o Mel e pimenta. É óbvio que os olhinhos brilharam na mesma hora e mais que depressa fui providenciar os ingredientes. Mas quem disse que eu achava os tais grãos de mostarda? Finalmente encontrei à venda na internet (neste site) e pude testar a receita.

Apesar de demorar um pouquinho para nossa mostarda caseira ficar pronta (afinal, todos os sabores precisam se combinar bem), te garanto que a espera vale muito a pena: eu nunca tinha provado uma mostarda tão gostosa! Ah, e se você preferir um molho mais homogêneo, pode bater bem todos os ingredientes que eles ficam be miudinhos e parecendo aquele molho das redes de fast food. 😉

Mostarda caseira de cerveja

4 colheres de sopa de mostarda em grão escuro
2 colheres de sopa de mostarda em grão clara
1 xícara de cerveja clara
1 e 1/2 colher de sopa de mostarda em pó
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta da jamaica
1 pitada de noz moscada ralada na hora
1/2 xícara de água (aproximadamente)

Em uma tigela de vidro, misture as mostardas em grãos com a cerveja, cubra e deixe descasar por 48 horas (fora da geladeira).

Depois dos grãos hidratados, chega o momento de fazer a mostarda caseira propriamente dita. Pode ser no liquidificador ou no processador, caso prefira mais cremosa, ou então deixar os grãos inteiros como eu fiz (acho que fica muito mais bonito!). Nesta hora, é só acrescentar os demais ingredientes e misturar bem. Aos poucos vá acrescentando a água até obter a consistência desejada.

Prove e, se precisar, corrija o sal e os demais temperos como desejar. Armazene o molho em vidros esterilizados (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato limpo). Leve à geladeira e deixe curtir por pelo menos uma semana antes de consumir sua mostarda.

Estas quantidades renderam aproximadamente 200g. de mostarda caseira.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

um × 4 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram