Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Suflê de queijo

Suflê de queijo

Suflê de queijo é um clássico. Uma preparação até que simples, apesar de ter alguns segredinhos para que ele cresça e fique bonito. O problema é que, justamente por isso, muita gente morre de medo dele. Bobagem!

Seguindo direitinho as dicas para que ele mantenha o maxímo de ar em sua massa, qualquer um é capaz de fazê-lo.

Este suflê de queijo eu fiz em uma noite em que cheguei em casa, abri a geladeira e ela estava quase fazendo eco de tão vazia. Por sorte, encontrei um ovo, um pedacinho de queijo parmesão que estava quase estragando e um restinho de salsa, já meio murcha. Poderia ter transformado os dois em diversos pratos, mas resolvi me permitir o prazer de um suflê macio e quentinho para aquecer o corpo e a alma.

Para completar, enquanto preparava meu suflezinho, mergulhei as folhas murchas em água bem gelada para que ficassem mais firmes e temperei com azeite, vinagre e sal para fazer uma saladinha. Ou seja, terminei a noite com um jantar leve, gostoso e lindo, mesmo sem grandes luxos.

Suflê de queijo

1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1/2 colher de sopa de farinha de trigo (pode ser integral)
1/2 xícara de leite (pode ser vegetal)
1 gema (em temperatura ambiente)
1 ou 2 claras (em temperatura ambiente)
2 a 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Em uma panela, aqueça um fiozinho de azeite e refogue rapidamente o alho sem deixar que doure. Dissolva a farinha no leite e coloque na panela, junto com a gema, misturando sempre em fogo baixo para não empelotar, até engrossar como um mingau. Integre o queijo e deixe esfriar.

Enquanto isso, bata as claras em neve com uma pitadinha de sal. Como era uma clara só, bati no processador e a clara ficou firme, perfeita. (Fica a dica!)

Unte com manteiga um refratário. É importante espalhar a manteiga por toda a altura dos refratário pois o suflê crescem bastante.

Coloque o creme cozido em uma tigela grande e, aos poucos, vá envolvendo com cuidado as claras em neve neste creme (eu dividi em 2 partes e fui misturando com delicadeza cada uma das partes para que elas não percam o ar que fará o suflê crescer). Leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada.

Sirva logo em seguida seu suflê de queijo pois ele vai murchando à medida que esfria.

Esta quantidade serve uma pessoa (eu comi com uma bela salada de folhas). Se preferir, complemente a refeição com uma massa com molho simples, ou então com uma carne assada (peixe, frango, bovina ou suína) e arroz branco.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram