Você está aqui:  / Matinais / Bircher Müsli (iogurte com aveia, amêndoas e coco queimado)

Bircher Müsli (iogurte com aveia, amêndoas e coco queimado)

Muesli_CozinhandoPara2ou1

Bircher Müsli é um nome difícil para uma preparação super fácil — e deliciosa. Foi desenvolvida pelo médico suíço Maximilian Bircher-Benner em uma época em que esta mistura de cereais, oleaginosas, frutas e lácteos ainda não era tão comum, para alimentar os doentes no seu hospital, oferecendo a eles nutrientes e saciando a fome com ingredientes naturais e frescos.

O Bircher Müsli atravessou fronteiras e ficou muito famoso na Alemanha, onde é possível encontrar inúmeras composições diferentes, vendidas desde em lojas de produtos naturais até nas mais comerciais redes de supermercado.

Quando criança, eu fui apaixonada por um müsli desidratado que era vendido em potinhos como os de manteiga. Lembro perfeitamente de todos os fins de semana sentar na mesinha que minha irmã e eu tínhamos na copa e virar o leite aquecido no microondas dentro do pote que trazia pedacinhos de maçã, coco ralado, aveia e flocos de arroz. Misturava, esperava um pouco para deixar tudo bem úmido e me deliciava colher a colher.

Mas foi somente depois de morar em Berlim e ter tantas opções para experimentar que minha paixão retornou à tona. Aqui no Brasil também existem algumas versões desidratadas, mas infelizmente não são tão gostosas quanto as de lá. Por isso, prefiro fazer eu mesma as minhas misturinhas.

Esta, vi lá no blog Simple Provisions e fiquei aguada a experimentar. Nunca tinha tentado fazer Bircher Müsli com água de coco e amei o resultado. Por isso ele veio para cá, assim não me esqueço mais desta receita e você ainda pode provar também.

Bircher Müsli (iogurte com aveia, amêndoas e coco queimado)

1/2 xícara de aveia em flocos
1/4 de xícara de água de coco
1/4 de xícara de amêndoas picadas
2 colheres de sopa de coco ralado (usei o queimado)
1/2 xícara de iogurte natural
Mel, melado, agave ou adoçante (opcional)

Em uma tigela grande, misture a aveia, a água de coco, as amêndoas e o coco ralado. Mexa para integrar bem, tampe ou cubra com plástico filme e deixe na geladeira por pelo menos 2 horas, ou durante a noite.

Na hora de consumir, combine essa mistura com o iogurte, formando um mingau. Caso prefira, adicione mais água de coco ou leite para deixar mais dissolvido. Adoce a gosto (eu nem acrescentei nada pois o coco já deixa mais adocicado).

Por cima, você pode acrescentar mais amêndoas picadas, coco ralado ou outras frutas como banana, morangos, maçã etc.

Esta quantidade serve uma boa porção (para substituir o café da manhã).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram