Você está aqui:  / Sem glúten / Sem lactose / Sopas, cremes e caldos / Vegetais / Caldo verde tradicional (creme de batata com couve e linguiça)

Caldo verde tradicional (creme de batata com couve e linguiça)

CaldoVerdeTradicional_CozinhandoPara2ou1

Frente fria chegando é uma ótima desculpa para explorar o arquivo de sopas, né? Aproveite então para preparar um delicioso caldo verde tradicional, que é aquele delicioso creme de batata com couve e linguiça (apesar de muita gente confundir que por causa do “verde”, o caldo seja, na verdade, feito de ervilhas).

Esta receita tipicamente portuguesa é uma das sopas mais comuns nos tradicionais buffets de caldos do Brasil, ao lado da Canja de galinha e do Creme de legumes. Garanto que você já provou.

Que tal agora experimentar preparar o caldo verde em casa?

Caldo verde tradicional (creme de batata com couve e linguiça)

+/- 300g. de batatas (2 médias ou 3 pequenas)
1 cebola pequena cortada em pedaços não muito grandes
1 dente de alho cortado em 4 partes
1 tablete de caldo de legumes saudável (veja AQUI como fazer em casa)
1 linguiça portuguesa (ou paio) em rodelas finas
2 e 1/2 xícaras de água
2 xícaras de couve fatiada bem fininho
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Em uma panela grande, aqueça um bom fio de azeite (cerca de 2 colheres de sopa) e coloque a linguiça ou paio para tostar. Quando os pedaços estiverem douradinhos dos dois lados, retire-os e reserve-os.

Dica: a receita tradicional do caldo verde é feita com paio, um tipo de embutido mais grosso que a linguiça. Eu fiz com paio cortado em meias rodelas mas poderiam ter sido cortadas em 4 partes para facilitar na hora de comer.

Coloque, então, o alho e a cebola cortada para refogar (não precisa cortar em cubinhos pois depois vamos bater no liquidificador com a batata). Quando começar a dourar, junte as batatas cortadas em cubos não muito grandes e o tablete de caldo de legumes. Misture bem e, quando estiver tudo bem douradinho, cubra com a água. Dê uma misturada e deixe ferver em fogo baixo e com a panela parcialmente tampada por 15 a 20 minutos.

Com cuidado e deixando uma fresta na tampa, bata no liquidificador a sopa da panela. Para facilitar, eu fiz em duas metades. Retorne o caldo batido à panela, coloque a linguiça, misture, prove e corrija o tempero com sal e pimenta do reino. Se a sopa estiver muito grossa, adicione água aos poucos. Eu não gosto do caldo muito ralo, transparente, então deixo mais grossinho mesmo.

Por fim, coloque a couve, mexa para que ela seja envolvida pelo creme. Deixe cozinhar por uns 3 minutos e sirva em seguida (a couve deve ficar al dente e não molenga, totalmente cozida). Se quiser, finalize com um fio de azeite.

Estas quantidades rendem cerca de 3 pratos, suficientes para duas pessoas comerem como jantar.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

três × 1 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram