Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Ceviche de coco fresco

Ceviche de coco fresco

CevicheDeCoco_CozinhandoPara2ou1

Eu amo ceviche, um prato típico peruano composto de peixes e/ou outros frutos do mar curtidos em um tempero ácido (com limão, laranja etc.). Já fiz algumas versões mas tenho um grande problema entre meus comensais mais frequentes: nenhum deles gosta de ideia de comer carne crua (mesmo que marinada).

Há algum tempo acabei fazendo um ceviche de peixe defumado para tentar convencer minha mãe a provar, mas não tem jeito, a resistência é enorme! Foi então que me lembrei de um delicioso ceviche de coco fresco que provei em uma das palestras do último Encontro Gourmet e resolvi investir em uma última tentativa. E não é que deu certo?

Dei sorte pois ela adora tomar água de coco e depois pedir para o moço abrir a casca e se deliciar com aquela carninha branca. Apesar dela ter batido o olho e pensado que eu estava tentando fazê-la comer o tal do peixe cru, não houve muita dúvida depois de mostrar a casca do coco no lixo.

Caprichei na pimenta e no gengibre, que ela adora, e foi fácil ganhar o seu coração com este ceviche de coco: ela simplesmente amou. Ponto para mim! E para você que também vai fazer e adorar, tenho certeza. 🙂

Fica a dica para uma entradinha diferente, super gostosa e bonita.

Ceviche de coco fresco

1 ou 2 cocos verdes (somente a polpa branca)
1 a 2 limões espremidos
1/2 laranja espremida
1 cebola pequena cortada em tiras
1/2 pimenta dedo de moça em tirinhas bem finas
1 colher de café de gengibre ralado
2 colheres de sopa de coentro fresco picadinho
Azeite, sal e pimenta a vontade
Salada de folhas para acompanhar

Corte a polpa do coco em pedaços não muito grandes nem muito pequenos e coloque em uma tigela grande. Como cada coco é diferente, a quantidade pode variar, por isso coloquei 1 ou 2 cocos (eu usei dois com pouquinha carne).

Em seguida, junte os outros ingredientes e misture bem. Cubra com uma tampa ou plástico filme e leve à geladeira para marinar por pelo menos 20 minutos para que o coco pegue bem o sabor do tempero.

Na hora de servir, arrume o ceviche de coco em um prato ou travessa, ao lado de uma bela salada de folhas.

Estas quantidades servem até 2 pessoas como refeição leve ou até 4 como entradinha, servido em copinhos, por exemplo. Eu servi com os Chips de banana.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram