Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetariana / Chips de banana crocantes

Chips de banana crocantes

ChipsDeBanana_CozinhandoPara2ou1

Chips crocantes são um acompanhamento delicioso para qualquer tipo de patê ou petisco mais macio e molhadinho (tartares, terrines, chutneys etc.). Mas os chips de banana são realmente especiais: trazem um leve sabor adocicado que complementa bem as combinações.

Juro que na primeira vez que vi achei estranho, mas depois de experimentar, virei fã. Nunca tinha feito em casa, mas pensei em algumas receitas que combinariam com eles e resolvi arriscar. E não é que ficaram mesmo uma delícia?

A parte mais difícil é descascar a banana — ou seja, não tem desculpa, né? E o melhor é que dá para fazer os chips de banana fritos ou então assados, como preferir. Veja só que moleza!

Você pode acompanhar entradinhas e petiscos mas também dá para usar esses chips de banana para incrementar saladas, comer com sanduíches, como um lanchinho…

Chips de banana crocantes

1 banana da terra com a casca ainda verde
1/2 limão espremido
Sal e pimenta do reino (e outros temperos) a vontade
Óleo para fritar (opcional)

Comece descascando a banana. Como ela ainda está verde, a casca não solta tão facilmente da polpa, então é melhor usar uma faca e ir cortando a casca.

Com um descascador de legumes ou um mandolin, faça fatias finas da banana (você pode cortar rodelas, na diagonal ou no sentido do comprimento, como preferir — eu gosto de chips mais compridinhos mas não tão longos, então corto na diagonal).

À medida que corta os chips, vá mergulhando-os em uma tigela com água e o caldo do limão, assim não escurecem.

Aqueça o óleo em uma panela (por aqui costumamos usar o truque do fósforo apagado no óleo — quando ele acende, a temperatura está ok para fritar). Aos poucos, vá colocando os chips de banana (secos em papel absorvente) no óleo, até que comecem a dourar. Escorra-os em uma grade ou sobre papel toalha.

Alternativamente você pode espalhar os chips de banana em uma assadeira forrada com papel manteiga e untada com um fio de azeite e desidratá-los no forno em temperatura baixa (120ºC-150ºC) por cerca de 1 hora, virando na metade do tempo.

Ainda quentes, tempere os chips de banana com sal, pimenta do reino e/ou outro tempero de sua preferência (páprica, lemon pepper, curry etc.) e sirva em seguida.

Esta quantidade rende uma porção pequena de chips de banana (como na foto).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram