Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Cebola assada recheada com suflê

Cebola assada recheada com suflê

Eu adoro cebola de qualquer jeito, mas tenho uma paixão declarada pela cebola assada, que fica macia e com sabor super suave, levemente adocicado. Dá um toque especial para qualquer carne assada (quando vai ao forno na mesma assadeira ainda mistura os sabores do tempero do assado e dela, uma maravilha!).

Aí dia desses, navegando pelos blogs queridos em busca de inspirações para um almoço com minha mãe (que não come carne), dei de cara com esta receita de cebola assada recheada com suflê. Imagina só juntar minha querida cebolinha adocicada com um belo e fofinho suflê? É claro que não resisti à ideia!

Preparei a cebola assada como prato principal, acompanhada de uma saladona de folhas coloridas com tomatinhos cereja e dos meus já amados Quiabos assados e tostadinhos. Uma almoço super leve, gostoso, quentinho para aquecer o dia frio e super nutritivo. Garanto que ninguém passou fome!

Esta é mais uma das deliciosas Receitas do Caldeirão da Sandra Reis que merece ir para o seu caderninho de gostosuras.

Cebola assada recheada com suflê

2 cebolas grandes
1 colher  de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
100ml. de leite (pode ser um pouco mais)
1 gema + 1 clara batida em ponto de neve
Noz moscada ralada na hora
Pequenos pedaços de queijo a gosto (minas padrão, gorgonzola, parmesão ralado etc. — opcional)
Sal a vontade

Descasque as cebolas e corte uma “tampa” de menos de 1/3 da altura delas. Coloque-as em uma panela com água fervente suficiente para cobri-las e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire-as desta água e enxague-as em água corrente fria até que esfriem por completo e parem o cozimento.

Remova com cuidado as camadas internas, deixando apenas as duas externas. Se furar o fundo complete com um pedaço da cebola para tampar. Coloque em um refratário e reserve. (Dica: as partes internas você pode aproveitar para preparar o Tempero completo caseiro — foi o que eu fiz.)

Aqueça uma panela e derreta a manteiga com o azeite em fogo baixo. Adicione a farinha, mexendo até virar uma começar a borbulhar. Aos poucos, vá acrescentando o leite para dissolver essa massa e não empelotar até ficar com a consistência de um molho bechamel encorpado (se necessário acrescente mais leite).

Junte os queijos picados (usei parmesão e muçarela ralados) e a noz moscada e misture bem até todos ficarem derretidos em um creme homogêneo. Prove e, se necessário, corrija o sal. Adicione a gema, sempre mexendo. Desligue o fogo, tire a panela do fogão e junte a clara em neve dividida em duas partes, mexendo delicadamente apenas até envolvê-la no creme.

Dica 2: como era uma só clara para bater em neve, experimentei colocá-la no mini-processador e deu super certo!

Recheie as cebolas até um pouquinho antes de chegar na borda. Salpique um pouquinho de queijo ralado para gratinar. Leve ao forno preaquecido em 200ºC até o suflê crescer e ficar com a superfície dourada. Sirva as cebolas assadas logo em seguida pois o suflê vai abaixando à medida que esfria.

Esta quantidade serve duas porções, um excelente acompanhamento quentinho para um prato bonito de salada neste inverno.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Arianne

    /

    Muito bom, adorei!!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram