Você está aqui:  / Carnes / Congelados / Sem glúten / Sopas, cremes e caldos / Sopa chilli con carne (com tomate, carne moída, feijão e cerveja)

Sopa chilli con carne (com tomate, carne moída, feijão e cerveja)

Transformar Chilli con carne, um delicioso prato da culinária mexicana, em uma sopa encorpada e riquíssima em sabor só poderia ser uma ótima ideia! E é claro que eu não poderia deixar de experimentar uma maravilha dessas, né?

Já contei aqui que sou uma friorenta inveterada, então qualquer ventinho mais gelado já é desculpa para me enrolar no cobertor e me aquecer com uma tigela de sopa bem quentinha. Aí o tempo esfriou e eu fui buscar novas opções para reforçar meu arsenal de sopas, cremes e caldos para o inverno que se aproxima.

A primeira novidade veio do Sal de Bolinha, o blog da Marina Maria, que está parado no momento mas é um ótimo acervo de receitas gostosas. E garanto que é uma combinação tão interessante de ingredientes gostosos que estou até achando ótimo que os dias continuem frios até o início da primavera para eu poder repetir o cardápio (algumas vezes!). 🙂

Sopa chilli con carne (com tomate, carne moída, feijão e cerveja)

250g. de carne moída (patinho, fraldinha, coxão mole ou duro)
1 colher de sopa de óleo ou azeite
1/2 cebola grande picadinha
1/4 de pimentão vermelho ou amarelo picadinho (sem as sementes e a parte branca)
1 dente de alho picadinho
1/2 colher de chá de chilli em pó ou 1 pimenta dedo-de-moça pequena (sem sementes e picadinha)
1 colher de café de páprica doce ou defumada
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de canela
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1 colher de chá de cacau em pó (não substitua por chocolate em pó)
1 xícara de cerveja ou de caldo de carne (de preferência caseiro, mas se não conseguir, dissolva 1/4 do cubinho nesta quantidade de água quente)
1 lata de tomates pelados (se preferir, clique AQUI e veja como preparar em casa)
1 pitada de orégano seco
1/2 colher de sopa de açúcar
1 xícara de feijão cozido em água e escorrido (feijão vermelho ou carioca)
1 colher de sopa de limão espremido
Sal a vontade
Requeijão e coentro para servir (opcional)

Aqueça o azeite ou o óleo no fogo médio. Acrescente a cebola e refogue até ficar macia. Junte o pimentão e a pimenta-de-moça (se estiver usando) e continue mexendo até que o pimentão perca a cor. Adicione o alho, o cominho, a páprica, a canela, a noz-moscada e o cacau e misture por cerca de um minuto. Se você for usar o chilli em pó, acrescente agora.

Aumente o fogo, junte a carne moída e mexa para soltar bem os grumos. Continue mexendo até que o caldo seque e se forme uma camada dourada no fundo da panela (cerca de dez minutos).

Acrescente a cerveja (ou o caldo de carne) e os tomates pelados com o suco da lata. Coloque também o açúcar. Quando ferver, misture bem, salpique o orégano, tampe e abaixe o fogo.

Deixe ferver por uns 30 minutos, mexendo de vez em quando. Se estiver secando rápido demais, vá completando aos poucos com água. O molho deve ficar encorpado e suculento. Aproveite para cortar ou amassar os tomates para que eles se desfaçam e se incorporem ao molho.

Por fim, junte o feijão escorrido e o suco de limão e prove pra acertar o tempero, se necessário. Tampe, desligue o forno e deixe descansar por uns 10 minutos antes de servir.

Eu servi no prato e finalizei com uma colherada de requeijão e folhinhas de coentro.

Estas quantidades servem bem duas pessoas. Se sobrar, separe porções em recipientes (preferencialmente de vidro para que o molho de tomate não manche o plástico) e congele por até 3 meses.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Juliana

    /

    ate anotei em minha agenda pra fazer! parece uma delícia.
    uma pergunta: será que colocar cerveja E caldo de carne não fica bom, em vez de cerveja OU caldo de carne?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Juliana, não tem como não ficar uma delícia, né? 🙂
    Não entendi por que você usaria os dois, mas eu acho desnecessário. O ideal seria fazer com a cerveja, o caldo de carne é só uma alternativa para quem prefere fazer sem. Não precisa usar os dois, o sabor da própria carne e dos temperos já é ótimo (e a sopa ficaria muito líquida, a não ser que você use metade da medida de cada um dos ingredientes)!
    Beijo e volte sempre.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram