Você está aqui:  / Air fryer / Carnes / Costelinha “frita” com alho na air fryer

Costelinha “frita” com alho na air fryer

CostelaComAlho_CozinhandoPara2ou1

Existem algumas verdades absolutas no mundo. Na minha família, uma das verdades inquestionáveis é que, em um fim de semana, meu pai vai querer comer linguiça ou costela (ou os dois, um no sábado e outro no domingo). E não adianta eu tentar convencê-lo de que provar coisas diferentes ou preparações um pouco mais interessantes pode ser muito legal.

Esta costelinha costumava ser frita em uma panela de óleo e saía pingando gordura, encharcando o papel toalha. E ele comia feliz, com as mãos lambuzadas. Depois que minha mãe instituiu a air fryer como uma aliada na cozinha, começamos a testar diversas formas de preparo, até chegar a esta, provada e aprovada com louvor pelo exigente comilão.

Depois de muito tempo eu que preparei esse pratão na semana passada e só quando fiquei em dúvida sobre os temperos que minha mãe costuma usar e vim aqui consultar a lista completa, me dei conta de que ainda não tinha publicado esta receita aqui.

Pois aqui está, devidamente registrada para que nunca dê motivo de queixas do meu comensal mais exigente. 😉

Costelinha “frita” com alho na air fryer

600-700g. de costela suína cortada em ripas
1 dente de alho amassado
1/2 limão espremido
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
1 colher de chá de páprica defumada ou picante
1 colher de café de pimenta do reino
1 colher de café de louro moído ou 1 folha de louro rasgada
1 colher de café de mostarda em pó ou de molho de mostarda
1 colher de sopa de alho fatiado

Misture bem os temperos e espalhe a mistura nos pedaços de costela. Cubra e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos (quanto mais tempo ficar no tempero, mais saborosa fica).

Enquanto isso, preaqueça a air fryer por 10 minutos em 200ºC.

Espalhe os pedaços da costela na gaveta da air fryer, procurando deixar pelo menos duas laterais livres, expostas. Coloque a gaveta na air fryer e programe 15 minutos em 180ºC. Retire a gaveta e vire os pedaços, retornando para mais 10 minutos em 180ºC.

ComoFazerCostelaComAlho_CozinhandoPara2ou1

Retire novamente a gaveta, vire mais uma vez e distribua o alho por cima (eu usei o alho laminado desidratado pois só tinha 1 dente de alho em casa, que foi usado no tempero). Retorne para mais 10 minutos em 200ºC e sirva em seguida. A carne deve ficar dourada, com a parte externa quase crocante, e o interior bem cozido.

Esta quantidade serve bem entre duas e três porções, dependendo da fome.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram