Você está aqui:  / Carnes / Massas e molhos / Molho à bolonhesa de linguiça

Molho à bolonhesa de linguiça

BolonhesaDeLinguica_CozinhandoPara2ou1

Cuidar da alimentação da família requer planejamento mas também um certo jogo de cintura para contornar certas situações imprevistas. É por isso que não me canso de repetir que o ingrediente mais indispensável na cozinha é a criatividade.

Minha mãe fez uma pequena cirurgia e está se recuperando, com meu pai assessorando nas atividades principais como deslocamentos e cuidados. Para dar uma força, estou cuidando das refeições da semana, como há algum tempo não faço mais para mim mesma — depois que comecei a almoçar no trabalho, costumo me abastecer de ingredientes para saladas (no calor) e sopas (no inverno) e outras comidinhas para jantares leves. Cozinhar mesmo, só nos finais de semana e com um planejamento especial.

Aí que, à parte da programação normal das refeições, meu pai cismou que queria um molho à bolonhesa. Como não tinha previsto este prato, explorei o congelador em busca de carne moída mas não encontrei. Em uma olhada rápida na geladeira avistei a linguiça fresca e a ideia piscou à minha frente: por que não usá-la para enriquecer o molho?

Perguntei o que meu cliente exigente achava do improviso e recebi de volta um sorrisão de satisfação. Como desistir desta empreitada?

Molho à bolonhesa de linguica

2 gomos de linguiça fresca (+/- 200g.)
1 colher de sopa de manteiga ou azeite
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1 colher de chá de ervas finas desidratadas (clique AQUI para saber mais)
1 xícara de Molho de tomate (clique AQUI se quiser preparar em casa)
1/4 xícara de água
1 pitada de pimenta calabresa desidratada (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Com uma faca afiada, corte a pele da linguiça e remova-a, desmanchando o recheio. Reserve.

Aqueça a manteiga ou azeite em uma panela de fundo grosso e em fogo baixo e coloque o alho para refogar por uns 2 a 3 minutos, sem deixar dourar. Junte a linguiça desmontada e deixe cozinhar, mexendo sempre para que ela fique bem soltinha, como carne moída. Tempere com as ervas e misture mais uma vez.

ComoFazerBolonhesaDeLinguiça_CozinhandoPara2ou1

Coloque o molho de tomate e a água e misture bem. Ainda em fogo baixo, deixe cozinhar por uns 10 minutos com a panela semitampada.

Prove o molho e tempere com sal e pimenta do reino. Por fim, coloque a pimenta calabresa, se for usar, e mexa bem.

Sirva o molho com seu macarrão preferido, cozido de acordo com as indicações da embalagem para que fique al dente, e complete com um pouco de queijo ralado. Na lasanha também vai ficar ótimo. (E se sobrar um pouquinho, é só molhar o pão nele que vai ser uma maravilha!)

Estas quantidades servem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram