Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Congelados / Entradas e petiscos / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Rondele de berinjela com ricota caseira temperada

Rondele de berinjela com ricota caseira temperada

RondelleDeBeringelaComRicota_CozinhandoPara2ou1

Minha preferência culinária é por comidas gostosas, não importando muito os ingredientes com os quais elas foram preparadas. Tenho uma quedinha pelas comidas italianas e as massas com molhos caprichados e muito queijo ralado por cima quase sempre ganham uma preferência facilmente, mas não faço careta para legumes e verduras.

Num domingo desses, estava em casa com minha mãe e comentei que queria um almoço bem gostoso, de preferência com muito molho e queijo. Abrimos a geladeira e, como tinha uma ricota fresquinha que eu tinha feito, pensamos em fazer uma massa caseira.

Ao pegar o tomate para preparar um molho pedaçudo bem gostoso, encontrei a berinjela e tudo mudou de figura. Fizemos rondeles sem massa, muito mais leves e super gostosos também. E até eu que não sou a melhor amiga das berinjelas, comi felizona com esse monte de queijo (usamos uma muçarela light ralada para servir).

Depois de um período de exageros gastronômicos a gente tende a optar por receitas mais leves e menos calóricas. Portanto, fica a dica para uma #SegundaSemCarne bem caprichada e sem peso na consciência.

Rondele de berinjela com ricota caseira temperada

1 berinjela pequena
100 a 150g. de ricota fresca (eu usei a Ricota caseira, clique AQUI para acessar a receita completa)
1/2 cebola picadinha ou ralada
1 dente de alho amassado
1 punhado de ervas frescas picadas
1 pitada de pimenta vermelha desidratada
+/- 1 xícara de molho de tomate
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Queijo ralado para servir

Comece temperando a ricota com a cebola, o alho, as ervas frescas e a pimenta. Misture bem e reserve.

Lave bem a berinjela e depois corte fatias finas no sentido do comprimento — eu usei um mandolin, mas pode cortar com uma faca bem afiada. Enquanto termina de cortar a berinjela, vá colocando as fatias em uma tigela com água e sal.

Escorra as fatias de berinjela e grelhe-as em uma frigideira bem quente com um fiozinho de azeite. Tempere os dois lados com sal e pimenta do reino. Retire as fatias grelhadas e coloque-as sobre papel absorvente.

Pegue mais ou menos 1 colher de sopa da ricota temperada e pressione com as mãos, fazendo um bolinho. Enrole-o com uma fatia grelhada de berinjela e vá repetindo com o restante de ricota e berinjela, sempre arrumando em um refratário.

Regue com o molho de tomate e leve ao forno preaquecido em 180ºC por 15 a 20 minutos para aquecer o recheio. Retire do forno e sirva com o queijo ralado por cima.

Esta quantidade serve entre 2 e 3 pessoas, com uma salada bem colorida.

Dica: deixe os rolinhos prontos já com o molho em um refratário de vidro ou metal que possa ir ao forno e tenha uma tampa, em porções individuais, e leve-os ao congelador por até 3 meses. Descongele na geladeira por pelo menos umas 5 horas e depois leve ao forno conforme indicado acima.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

6 Comentários

  • Edu Ace

    /

    Gostei da ideia…. low carb e saboroso. Obrigado.

  • Ariane

    /

    Nossa , saborosíssimo este prato! Parabéns pela receita divina!

  • Roseli

    /

    Oi, Luciana ! Excelente o seu trabalho ! Gosto tanto de suas receitas, mas não consigo copiá-las ! Já cheguei a transcrevê-las, mas é muito trabalho! Que pena !
    Então fica só na admiração mesmo…

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Roseli. Eu bloqueio a cópia pelo computador do conteúdo publicado aqui pois são poucas as pessoas que têm o bom senso de pedir autorização e creditar o material quando o utilizam para outros meios (muitas vezes sem me nem me consultar). E, pior ainda, há outras tantas que usam da má fé para ganhar dinheiro com o material que eu disponibilizo sem cobrar nada em troca. Você acha isso justo? (Por favor leia este post para entender melhor o que estou falando: http://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2016/02/23/precisamos-falar-sobre-copia-reproducao-compartilhamento-e-plagio/)
    Infelizmente não é possível identificar quem quer apenas salvar a receita para uso próprio, mas você pode copiar para seu caderninho de receitas como muitos fazem ou então voltar aqui sempre que quiser consultá-las, todas estarão disponíveis para acesso gratuito 7 dias por semana, 24 horas por dia. Garanto que vale a pena! 😉

  • Amanda

    /

    Uma pena que não esta habilitado para copiar o texto, faz sentido colocar o ícone da impressora se ira imprimir a pagina inteira…. a receita e muito boa.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Amanda. Abaixo do post há os ícones para compartilhamento e o primeiro deles é o de impressão.
    De qualquer forma, você pode anotar em seu caderno de receitas 🙂
    Volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram