Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Bolo ultra úmido de amêndoas e limão

Bolo ultra úmido de amêndoas e limão

BoloUmidoDeAmendoasELimao_CozinhandoPara2ou1

Se tem uma coisa que me deixa super feliz é quando alguém diz que reconheceu uma das minhas receitas, seja pelo “estilo” de comida, seja pelas fotos ou pelo texto. Dia desses uma amiga que está morando longe disse que, ao conversar com uma outra brasileira, falaram sobre o Filé de frango à tailandesa com salada de maçã e ela, na hora, comentou sobre o meu blog. No fim, a receita era daqui mesmo.

Fico feliz pela lembrança, é claro, mas também por perceber que tenho um estilo próprio. Isso porque uma das coisas que eu mais admiro nos blogs de gastronomia que acompanho é quando os blogueiros tem uma marca própria, algo que me faz reconhecer os donos pelas receitas. O Technicolor Kitchen é um deles, apesar de eu ter quase certeza de que ainda não tinha reproduzido nenhuma receita de lá.

Só que outro dia eu tinha limões sicilianos em casa e resolvi que faria um bolo para usar as sementes de papoula que trouxe da minha última viagem à Suécia. Saí em busca de uma receita confiável, para não correr o risco de desperdiçar meus preciosos ingredientes. Logo cheguei ao Bolo ultra úmido de amêndoas com limão da Patricia Scarpin. Acrescentei a papoula e devorei, feliz, quase que metade do bolo!

Bolo ultra úmido de amêndoas e limão

1 xícara (226g.) de manteiga sem sal, amolecida
3/4 xícara (150g.) de açúcar
4 ovos grandes
1/3 xícara (47g.) de farinha de trigo
1 e 1/3 de xícara de farinha de amêndoas
1/2 colher de chá de essência de amêndoas
2 limões sicilianos (suco e raspas das cascas)
1 colher de sopa de sementes de papoula (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre o fundo de uma forma redonda de 20cm. de fundo removível com papel manteiga.

Bata a manteiga e o açúcar até que fiquem quase brancos. Junte os ovos, um a um, seguidos de 1/4 da quantidade de farinha a cada adição. Quando todos os ovos e toda a farinha tiverem sido incorporados, misture delicadamente a farinha de amêndoas, a essência de amêndoas, o suco e as raspas de limão e as sementes de papoula, se for usar.

Despeje a mistura na forma preparada e leve ao forno por 1 hora, checando se está assado após 50 minutos. Importante: talvez seja necessário cobrir o bolo frouxamente com papel alumínio após 30 minutos para que o topo não queime.

Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto e não o asse demais ou ele não terá a textura úmida. Retire o bolo do forno e deixe-o na assadeira por 5 minutos. Deixe esfriar completamente sobre uma grade e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

  • Viviane Coutinho

    /

    Oii
    A receita não vai fermento?
    Obrigada pela atenção!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Viviane, não vai não. Somente os ingredientes listados na receita.

  • Mariline

    /

    Ola! Fiz o bolinho e ficou fantástico!!! Obrigada!!

  • Ana Carolina Reis

    /

    Posso substituir a manteiga por óleo de coco e o 1/3 de farinha por amido de milho? Não como glúten. Obrigada.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Ana Carolina, infelizmente nunca testei essas substituições por isso não consigo responder sua pergunta.
    Abs

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram