Você está aqui:  / Acompanhamentos / Arroz e Risotos / Risoto de damasco com presunto serrano crocante

Risoto de damasco com presunto serrano crocante

RisotoDeDamascoDePresuntoSerrano_CozinhandoPara2ou1

Eu nasci em uma família bem grande de descendentes de italianos que adora uma festança cheia de gente, então Natal sempre foi momento de grandes refeições. Para mim era assim em todas as casas. Mas recentemente tenho descoberto que cada família tem seus próprios costumes e que em muitas os jantares de Natal são especiais mas mais intimistas.

É por este motivo que resolvi sugerir também esta receita de damasco com crocante de presunto serrano. É um prato especial, diferente e com jeito de festa, mas não necessariamente tem aquela cara tradicional de ceia. É uma ótima escolha para quem não pretende passar a tarde cuidando dos assados no forno mas nem por isso quer deixar a noite passar em branco. E, além disso, é uma alternativa ao arroz com passas de sempre, uma dica interessante para acompanhar o peru.

Risoto de damasco com presunto serrano crocante

2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco seco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de Caldo de legumes quente (ou tabletes dissolvidos em água)
8 damascos secos picados em cubos
2 colheres de sopa de queijo ralado
6 fatias de presunto serrano
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente o vinho, o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto).

Enquanto isso, arrume as fatias de presunto parma sobre 3 ou 4 folhas de papel toalha. Cubra com mais uma folha de papel e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Vire as fatias de presunto e ligue o micro-ondas por mais 30 segundos. Se ainda não estiver ressecada, vire novamente e adicione mais 30 segundos. Depois, retire do micro e deixe esfriar para que fique crocante.

Eu usei o Presunto serrano espanhol da Casa Basca, trazido ao Brasil pela Allfood (por isso é bem fácil de encontrar e dá até para comprar pela internet, na loja virtual da importadora, e receber em qualquer parte do país).

ComoFazerRisotoDeDamascoComPresuntoCrocante_CozinhandoPara2ou1

Quando sobrar mais ou menos 1 xícara do caldo, coloque o damasco, misture bem e tempere com sal e pimenta do reino. Esse processo deve demorar entre 15 e 20 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.

Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia e coloque o queijo, mexendo para que derreta. Eu usei o queijo Flamengo, que é suave e muito macio (também comercializado pela Allfood).

Retire a manteiga da geladeira e integre-a também ao risoto (margarina não dá o mesmo ponto). Finalize misturando com o presunto serrano crocante quebradinho. Se quiser, enfeite o prato com uma lasca do presunto crocante e cubinhos de damasco.

Esta receita serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram