Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Sanduíches / Vegetais / Antepasto de cebolas curtidas no azeite

Antepasto de cebolas curtidas no azeite

AntepastoDeCebolasNoAzeiteTemperado_CozinhandoPara2ou1

Eu adoro cebolas mas até quem não é muito fã também acaba gostando bastante delas preparadas assim. Isso porque perdem aquele sabor acentuado e ficam bem suaves, quase que adocicadas.

Sabe aquele tipo de comidinha que a gente começa a comer e, sem perceber, não para mais? Pois é exatamente isso: prepare-se para altas doses deste antepasto de cebolas — sobre rodelas de pão italiano, temperando saladas, em sanduíches, com carnes das mais diversas, complementando sopas… este negócio maravilhoso combina com qualquer coisa e fica uma delícia, apesar de ser hiper fácil de preparar.

O grande problema é que você nunca mais vai conseguir viver sem um pote deste na geladeira! 😉

Antepasto de cebolas curtidas no azeite

2 ou 3 cebolas médias
1/4 xícara de azeite ou óleo vegetal (girassol ou canola)
2 colheres de sopa de salsinha fresca bem picada
1 pitada de sal

Corte as cebolas em rodelas bem finas, o mais finas que conseguir (se tiver, use um mandolin). Coloque as rodelas de cebola em um pote com tampa hermética, apertando-as para que fiquem bem compactadas.

Por cima, coloque a salsinha e o sal e regue com o azeite até completar o topo do pote. O importante é não deixar ar no pote para que não haja o risco de mofo.

Tampe o pote, chacoalhe um pouco para espalhar os temperos e deixe curtir na geladeira por pelo menos 1 semana antes de consumir.

Depois de pronto, experimente o sal e, se quiser, complemente os temperos: grãos de pimenta do reino moídos na hora, pimenta calabresa desidratada, pimenta dedo de moça picadinha etc.

Sirva com fatias de pão italiano ou torradinhas. Você pode usar o azeite para temperar pratos quentes e saladas, ou ainda guarnecer carnes (bovinas, suínas, de frango e de peixes) assadas ou grelhadas ou sanduíches, por exemplo.

Mantenha o pote bem fechado sempre na geladeira.

CebolasCurtidasNoAzeite_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram