Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sopas, cremes e caldos / Vegetais / Vegetariana / Sopa creme de couve flor com crispies de cebola (calorias reduzidas)

Sopa creme de couve flor com crispies de cebola (calorias reduzidas)

SopaCremeDeCouveFlor_CozinhandoPara2ou1

Este ano, o outono demorou para chegar mas parece que agora já veio o inverno logo de uma vez. E, com isso, as noites extremamente geladas.

Neste tempo, eu viro praticamente uma vovózinha que só quer saber de colocar meias de lã, esquentar a bolsa de água quente e me enrolar na manta mais próxima do meu alcance. Além de, logicamente, pensar em inúmeras comidas quentinhas.

É óbvio que os primeiros pensamentos são logo os mais calóricos como os pratos com muito queijo gratinado ou chocolate mas, como sempre, há boas opções que são muito gostosas e menos exageradas. Esta sopa é uma ótima alternativa: quente, nutritiva, saudável e super saborosa!

E até eu, que não sou fã da couve flor, descobri que neste creme ela fica até bem agradável. É claro que os crispies de cebola dão um toque crocante que a deixa ainda mais especial — e eu diria até que irresistível! Aposto que vai para a listinha das receitas preferidas deste inverno, confia em mim. 😉

Sopa creme de couve flor com crispies de cebola

Para a sopa creme de couve flor:
1/2 couve flor (somente os floretes)
1 colher de sopa de azeite
1 cebola grande grosseiramente picada
1 ou 2 dentes de alho picado (de acordo com sua preferência)
600ml. de Caldo de legumes (clique AQUI para ver a receita) ou de água quente
3 colheres de sopa de cream cheese ou creme de ricota (pode ser o light)
1 pitada de noz moscada ralada na hora
Sal e pimenta do reino a vontade
Queijo ralado e salsinha picada para servir (opcional)

Para os crispies de cebola:
Clique aqui para ver a receita completa.

Aqueça uma panela funda, coloque o azeite e, em seguida, refogue a cebola com o alho até que fiquem transparentes. Junte, então, a couve flor e deixe refogar também por 3 minutinhos. Depois, acrescente o caldo de legumes (se possível, dê preferência ao caseiro, que é muito mais saudável) ou a água e deixe cozinhar por uns 15 minutos ou até que a couve flor esteja bem macia.

Coloque o cozido no liquidificador (divida em duas partes e deixe uma fresta na tampa para que o vapor saia e o calor não faça seu liquidificador explodir) e bata para obter um creme homogêneo.

Retorne o creme à panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, para engrossar um pouquinho. Caso prefira a sopa mais rala, adicione mais água. Se quiser, pode deixar também alguns floretes de couve flor inteiros.

Por fim, misture o cream cheese ou creme de ricota até estar bem dissolvido. Prove e tempere com sal, pimenta do reino e a noz moscada.

O preparo dos Crispies de cebola é bem simples. Para acessar a receita completa, clique AQUI. A única diferença é que em vez de deixar as rodelas de cebola inteiras, eu cortei em cubos para que ficassem mais crocantes.

Sirva o creme de couve flor com a salsinha picada, os crispies de cebola e, se quiser, um pouco de queijo ralado. Esta quantidade rende entre 3 e 4 pratos de sopa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram