Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Reaproveitamentos / Pirulitos de chocolate (para vender, presentear ou reaproveitar sobras de ovos de Páscoa)

Pirulitos de chocolate (para vender, presentear ou reaproveitar sobras de ovos de Páscoa)

PirulitosDeChocolate_CozinhandoPara2ou1

A situação não está fácil para ninguém, então é momento de economizar — seja evitando pagar fortunas nos ovos industrializados ou então reaproveitando as sobras de chocolate, que costumam ser abundantes nesta época do ano. Ou seja, a ideia é botar a mão na massa e preparar esses pirulitos mega fáceis de fazer e que ficam um mimo para presentear os amigos ou as crianças.

Lidar com o chocolate derretido não é um bicho de 7 cabeças como muitos pensam. Com um pouquinho de cuidado e algumas boas dicas, qualquer um consegue se dar bem com ele sem grandes problemas. Por isso, vou aproveitar para relembrar os Segredos para trabalhar com chocolate. Quem se anima a testar?

Pirulitos de chocolate (para presentear ou reaproveitar sobras de ovos de Páscoa)

Chocolate em barra ou sobras de ovos de Páscoa
Granulado colorido
Papel manteiga ou vegetal
Palitinhos de churrasco

Antes de qualquer coisa, leia atentamente os Segredos para trabalhar com chocolate. Lá você vai encontrar todas as dicas, das mais simples até as técnicas da temperagem, para que sua experiência não seja desanimadora.

Depois, comece cortando as pontas dos palitinhos de churrasco e deixando-os com o tamanho de palitos de pirulito. Não existe uma medida padrão, vai da sua preferência.

Em seguida, separe um pedaço de papel manteiga ou vegetal e, usando um molde (que pode ser a boca de um copo, por exemplo), desenhe círculos para orientar a forma dos pirulitos.

Esta receita não tem quantidades exatas pois a ideia é usar o quanto de chocolate você tiver, seja uma lasca de ovo de Páscoa ou uma barra comprada especificamente para isso. Portanto, separe mais ou menos 1/3 da quantidade de chocolate que irá utilizar, rale ou corte bem miudinho. Reserve.

Quebre ou pique o restante em pedaços não muito grandes e coloque em um recipiente de vidro. Leve ao microondas de 30 em 30 segundos, sempre misturando nos intervalos, até que o chocolate fique completamente derretido.

Junte o terço reservado e picadinho e misture bem até tudo estar bem derretido e integrado.

ComoFazerPirulitosDeChocolate_CozinhandoPara2ou1

Apoie a folha de papel com os círculos em uma superfície lisa e vá preenchendo os círculos com chocolate. Quando terminar todos, coloque um palitinho em cada, girando-os com cuidado para que sejam envolvidos pelo chocolate e fiquem bem fixados.

Por cima dos círculos de chocolate já com os cabinhos, salpique o granulado colorido. Leve, com cuidado, à geladeira e deixe endurecer por 10 minutos — não deixe gelar por mais tempo para que os pirulitos não suem e fiquem manchados.

Retire-os da geladeira e espere mais uns 10 a 15 minutos antes de desgrudar os pirulitos do papel. Espere que fiquem em temperatura ambiente, caso queira embrulhá-los.

O rendimento vai depender das quantidades utilizadas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Matilda

    /

    Olá! Eu podia jurar que já visitei este site antes, mas depois de navegar por alguns dos posts percebi que é novo para mim.
    De qualquer forma, eu adorei encontra-lo e já salvei aos bookmarks para voltar frequentemente!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Matilda!
    Você deve ter visto algumas publicações nas redes sociais. Aproveite para nos acompanhar por lá também 🙂

  • Karin

    /

    Luciana gostei muito da ideia e pretendo fazer esses pirulitos para vender, mas gostaria de saber quanto posso cobrar por cada um? Obrigada pela ajuda, abs.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Karin. Fico feliz pela minha sugestão ter sido útil para você.
    Sobre quanto cobrar, infelizmente não consigo te passar um preço fechado. Isso porque você precisa calcular o custo de todos os ingredientes e materiais que irá utilizar (incluindo o palitinho e a embalagem), dividir pela quantidade de pirulitos que consegue fazer com eles e, em cima desse valor, acrescentar o seu lucro.
    Beijo e boa sorte! 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram