Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Polenta cremosa com molho pesto e tomatinhos assados

Polenta cremosa com molho pesto e tomatinhos assados

PolentaComPestoETomatinhosAssados_CozinhandoPara2ou1

A mesa do almoço de Páscoa não é feita só de bacalhau — muitas pessoas têm alergia a frutos do mar e outras simplesmente não gostam, sem contar que o preço alto muitas vezes impede que a tradição seja seguida. É por isso que também incluí algumas opções de pratos sem peixes no nosso especial de Receitas para a Páscoa.

Esta combinação da polenta mole com o pesto e tomatinhos assados é muito suave e reúne perfeitamente sabores e texturas interessantes, podendo ser vegetariana ou vegana, de acordo com as opções de ingredientes. E, aliás, pode até ser escolhida como acompanhamento do assado de bacalhau. Fica ao critério do freguês. 😉

Outra vantagem desta receita é que ela é uma opção de prato bem mais barato e, mesmo assim, fica linda no almoço especial. Dica da #SegundaSemCarne que cai bem em todos os outros dias da semana.

Polenta cremosa com molho pesto e tomatinhos assados

Para os tomatinhos assados:
100g. de tomatinhos cereja ou grape
1 pitada de ervas finas desidratadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para a polenta cremosa:
1 e 1/2 xícaras de água fria
1/2 xícara de farinha de milho pré-cozida para polenta
1/2 xícara de creme de leite (fresco ou de caixinha) ou creme de arroz
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o molho pesto:
Clique AQUI e acesse a receita completa

Corte os tomatinhos ao meio, no sentido do comprimento. Cubra o fundo de uma assadeira pequena com papel alumínio e unte com um fio de azeite. Distribua os tomatinhos e tempere com as ervas finas, sal, pimenta do reino e mais um fio de azeite. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 15 minutos ou até que fiquem macios.

Enquanto isso, prepare a polenta. Aqueça metade da água em uma panela até começar a ferver. Na metade fria, dissolva a farinha para polenta (isso evita que a polenta empelote).

ComoFazerPolentaComTomatinhosAssados_CozinhandoPara2ou1

Aos poucos e com cuidado, despeje a mistura fria na água quente e vá mexendo bastante para não empelotar. Quando começar a borbulhar, adicione o queijo ralado, o creme de leite e continue mexendo. Prove e corrija o sal, se necessário. Finalize temperando com a pimenta do reino.

Sirva a polenta nos pratos com umas 3 ou 4 colheres de sopa do molho pesto e os tomatinhos por cima. Se quiser, finalize com mais um pouco de queijo ralado. Esta quantidade serve muito bem duas pessoas (ou três que não comam exageradamente!).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram