Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Torta S’mores (base de biscoito com chocolate e marshmallow)

Torta S’mores (base de biscoito com chocolate e marshmallow)

TortaSmoresBiscoitoChocolateMarshmallow_CozinhandoPara2ou1

Existem coisas que a gente não deveria fazer e esta torta é uma delas. Isso porque é incrivelmente fácil de fazer, fica incomparavelmente linda e é insuperavelmente deliciosa. Também, pudera: quando é que algo feito com biscoito, chocolate e marshmallow poderia dar errado?

Esta combinação é muito conhecida nos Estados Unidos e no Canadá como S’mores, sanduíches doces preparados principalmente em volta da fogueira, nos acampamentos. Eles espetam um marshmallow no palito de churrasco e o colocam no fogo para ficar tostadinho e derretendo. Aí é só colocá-lo sobre um biscoito doce integral, colocar um tablete de chocolate e fechar com mais um biscoito. O calor do marshmallow vai derreter o chocolate e você vai ter um petisco viciante!

Ultimamente houve uma onda de S’mores nas redes sociais e eu fiquei com vontade de preparar alguns em casa. Mas por que fazer mais do mesmo, não é? Como sempre procuro preparar receitas diferentes, fiquei pensando em como inovar e acabei ligando o biscoito (o mais comumente usando é o graham cracker, integral com base de leite) à receita da base para tortas. Daí a imaginar um recheio de chocolate e os marshmallows por cima foi um pulo.

Depois da ideia e da visualização do pecado da gula em forma de torta, não consegui esperar muito: corri para o supermercado e providenciei os ingredientes. O resultado foi essa lindeza aí de cima. Apenas irresistível! Para começar nosso especial de receitas de Páscoa com o pé direito. 😉

Torta S’mores (base de biscoito com chocolate e marshmallow)

Para a base de biscoito:
1 pacote de biscoito/bolacha integral de leite (140g.)
3 colheres cheias de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de sal

Para o recheio de chocolate:
1 tablete de chocolate meio amargo (170g.)
1/2 xícara de creme de leite (pode ser o de caixinha)
1 colher de sopa de licor de sua preferência (usei amaretto) ou de extrato de baunilha

Para a cobertura de marshmallow:
2 pacotes de marshmallows (120g.)

Triture os biscoitos no liquidificador ou processador de alimentos (ou então coloque-os em um saco plástico grosso e amasse-os com o rolo de macarrão). Depois disso, coloque em uma tigela, misture com o sal e vá amassando com a manteiga até obter uma farofa grossa. O sal é importante para quebrar um pouco o excesso de doce.

Cubra uma forma com fundo falso de 20 cm. de diâmetro, pressionando bem (também nas laterais), e leve ao forno preaquecido em 180°C por mais ou menos 15 minutos ou até começar a dourar. Retire-a do forno e deixe esfriar um pouco. Aproveite e já deixe o forno preaquecendo em temperatura máxima.

Enquanto isso, derreta o chocolate. Quebre ou corte grosseiramente o tablete e coloque-o em uma tigela que possa ir ao micro-ondas. Programe 30 segundos, retire a tigela após este tempo e misture bem. Se ainda não estiver totalmente derretido, vá acrescentando mais 30 segundos e mexendo até derreter.

ComoFazerTortaSmores_CozinhandoPara2ou1

Acrescente o creme de leite e misture bem até ficar um creme homogêneo. Somente então adicione o licor ou extrato escolhido. Cubra a base de biscoito com este creme de chocolate e depois distribua os marshmallows sobre ele.

Leve ao forno máximo por uns 5 minutinhos para tostar os marshmallows. Como meu forno não aquece homogeneamente, fiquei com uma parte mais tostadinha e outra só dourada — experimentei as duas e gostei mais do sabor da tostadinha, mais próximo do marshmallow chamuscado na fogueira.

Sirva a torta em seguida, ainda quentinha. Esta quantidade rende uns 8 pedaços.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Naiara

    /

    Achei que não tinha como errar, mas a minha torta não ficou boa… Em 5 minutos os marshmallows não tinham nem começado a dourar, ai fui deixando mais… Depois de um tempo eles subiram.. Ai desliguei e eles murcharam e endureceram… Ficou com um gosto e textura bem estranhos… Uma pena..???

  • Maiara

    /

    Será que ao invés do forno posso tostar no maçarico mesmo?!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Maiara. Pode sim, é até mais fácil — mas como não tenho maçarico, tive que usar o forno mesmo. 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram