Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Tiramisú (sobremesa italiana de creme mascarpone com biscoito embebido em café)

Tiramisú (sobremesa italiana de creme mascarpone com biscoito embebido em café)

Tiramisu_Cozinhandopara2ou1

O Tiramisú é uma das sobremesas italianas mais famosas do mundo. É mais ou menos uma versão internacional do nosso tradicional pavê, montado com biscoitos champagne embebidos no café intercalados com um creme super saboroso feito com o mascarpone como base.

É um doce de sabores equilibrados, não muito doce e com texturas incríveis. Uma sobremesa especial que sugiro para as ceias de Fim de Ano.

Eu estava há muitíssimo tempo querendo fazer esta receita de uma tia da ala italiana da minha família. Mas tenho uma coisa com receitas muito tradicionais, um receio de não ser capaz de executá-las da forma certa, uma insegurança de não conseguir honrar sua história. Acho que uma espécie de respeito à Gastronomia como cultura.

Depois de provar diversas vezes e tirar muitas dúvidas sobre todo o processo aqui e ali, e de acertar na receita do Queijo mascarpone caseiro resolvi tomar coragem. E o resultado foi incrivelmente surpreendente. Aproveite também!

Tiramisú (sobremesa italiana de creme mascarpone com biscoito embebido em café)

Para o creme Tiramisú:
150g. de queijo mascarpone (ou cream cheese)
1 gema
1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco gelado (35% gordura)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de amareto (ou outro licor de sua preferência)
1 pitadinha de sal

Para a montagem:
1/2 xícara de café espresso ou coado forte (frio)
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de amareto (ou outro licor de sua preferência)
1 pacote de biscoitos champanhe
Chocolate em pó para polvilhar

Com um fouet, bata a gema com o açúcar até obter um creme. Depois, envolva o mascarpone e o licor, misturando bem para ficar homogêneo, sem grumos.

Dica: Eu usei o Queijo mascarpone caseiro, que deixa a receita bem mais barata e igualmente gostosa. (Clique no link para acessar a receita.)

Coloque o creme de leite gelado com uma pitadinha de sal na batedeira e bata até o chantilly ficar firme. Delicadamente e usando o fouet, junte o creme de mascarpone ao chantilly.

Misture o café com o açúcar e o licor e vá mergulhando os biscoitos para formar uma camada no fundo de um refratário. Sobre os biscoitos, espalhe metade do creme.

ComoFazerTiramisu_Cozinhandopara2ou1

Repita a camada de biscoitos embebidos na calda de café e finalize com o restante do creme, alisando a superfície.

Cubra com plástico filme e deixe na geladeira para assentar, preferencialmente de um dia para o outro. Antes de servir, peneire o chocolate em pó por cima.

Corte os pedaços e sirva em pratos. Pode acreditar, o tiramisu vai ficar bem firme (confesso que eu duvidei que fosse dar para servir um pedaço bonito na foto, mas deu).

Esta quantidade rende entre 6 e 8 pedaços médios.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram