Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Sem lactose / Bolo integral de chocolate (sem leite) para os 3 anos do CP2ou1

Bolo integral de chocolate (sem leite) para os 3 anos do CP2ou1

BoloDeIntegralDeCacau_CozinhandoPara2ou1

Novembro é mês de festa por aqui e, desta vez, vamos comemorar o terceiro aniversário do CP2ou1. \o/

Fiquei muito tempo pensando em alguma receita especial para a ocasião, cogitei mil ideias e possibilidades, dei voltas ao mundo escolhendo os sabores que deveriam estar aqui. Até que finalmente decidi: menos é mais.

Em vez de um prato super caprichado ou preparações mirabolantes, resolvi preparar um bolinho bem no estilo das receitas que costumo defender: gostoso, prático, com jeitinho de coisa feita em casa e, apesar de tudo isso, para comer sem muito peso na consciência. Porque é como eu sempre digo: a gente pode comer de tudo, desde que sem exagero. E mais uma vez repito que não é porque a receita é mais saudável que ela precisa ser sem graça. 🙂

Este bolo de chocolate (ou de cacau), por outro lado, não deixa de ser super especial. Feito somente com farinha integral, tem bastante fibras e, mesmo assim, fica super fofinho. E, além de melhorar o nosso humor e aliviar o estresse, o cacau possui altos níveis de flavonóides e antioxidantes, que contribuem para o funcionamento do metabolismo e evitam o envelhecimento precoce. Ou seja, perfeito.

Portanto, feliz aniversário pra gente, com muita comida boa para o corpo, para a mente e para a alma — quem sabe assim não chegamos aos 30 anos do CP2ou1? 😉

 

Bolo integral de chocolate (sem leite)

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/4 xícara de cacau em pó (ou chocolate em pó sem açúcar)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 xícara de açúcar mascavo
2 ovos
1/4 xícara de água
1/2 xícara de óleo vegetal (eu prefiro o de girassol, mas pode ser de soja, de canola e até o de coco…)

Em uma tigela grande, peneire a farinha com o cacau, o fermento e o bicarbonato. Depois, junte o açúcar mascavo.

Em outra tigela, menor, coloque a água, o óleo e os ovos (lembre-se de quebrar um de cada vez em um recipiente separado para evitar a perda dos ingredientes caso algum deles esteja estragado!). Com um garfo ou fouet, bata para integrar bem até começar a espumar.

ComoFazerBoloIntegralDeCacauSemLeite_CozinhandoPara2ou1

Então junte os ingredientes líquidos com os secos e misture bem, sem bater, eliminando todos os gruminhos. Coloque a massa em uma assadeira pequena, preferencialmente com buraco no meio, untada com óleo ou manteiga e salpicada com cacau ou chocolate em pó.

Leve ao forno preaquecido em 180º C por mais ou menos 30 minutos (para saber se já está assado, faça o teste do palitinho — espete um palito de dente no bolo e, se ele sair seco, está bom).

Espere esfriar para desenformar. Na hora de servir, salpiquei o bolo com um pouquinho de chocolate em pó.

Para que o bolo continue fofinho e úmido, conserve-o em um pote fechado ou cubra-o com um pano de prato seco.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Fabi

    /

    Amei a receita e parabéns pelo “blogversário”!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Fabi! 🙂
    E vamos rumo ao 30° aniversário com mais receitas gostosas e interessantes.
    Beijão

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram