Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Risoto de queijo do reino

Risoto de queijo do reino

RisotoDeQueijoReinoPalmira_CozinhandoPara2ou1

Sou louca por queijos e acho que isso não é novidade. A novidade de hoje é que pela primeira vez na vida experimentei fazer um risoto apenas com queijo — acho que não é necessário dizer que sim-ples-men-te AMEI!

Como fã mais que confessa do queijo reino Palmyra, obviamente ele foi o escolhido para o experimento. A combinação da cor, da textura e do sabor especiais foi decisiva para o resultado, por isso super indico — e juro que não estão me pagando nada para dizer isso aqui, é amor sincero mesmo. 😉

Risoto de queijo reino

2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
3/4 de xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 de xícara de vinho tinto seco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (ou tabletes dissolvidos em água)
3/4 de xícara de queijo reino, metade ralado e metade em cubinhos
1 colher de sopa de cebolinha picada fresca ou desidratada (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio, derreta 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente o arroz (não precisa lavar), jogue em seguida o vinho e misture para distribuir bem o sabor. Espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto).

ComoFazerRisotoDeQueijoReino_CozinhandoPara2ou1

Esse processo deve demorar entre 15 e 20 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta.

Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga restante da geladeira e integre-a ao risoto (margarina não dá o mesmo ponto). Para finalizar, junte o queijo e misture bem para derreter e ficar bem cremoso — a parte ralada derrete totalmente e os pedacinhos ficam macios mas ainda inteiros, uma delícia! Se quiser, adicione a cebolinha (eu usei a desidratada pois não tinha a fresca).

Sirva logo em seguida (esta receita serve bem duas pessoas). Se quiser, acompanhe de uma carne grelhada.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram