Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Pudim de doce de leite

Pudim de doce de leite

PudimDeDoceDeLeite_CozinhandoPara2ou1

Doce de leite é, para mim, uma das 10 melhores coisas do mundo, sem dúvida alguma. E também o meu maior pecado. Se existe algo que me faz esquecer qualquer critério alimentar é ele — perco o controle mesmo e, se deixar, sou capaz de comer no café da manhã, no almoço e no jantar e ainda não me contentar. Por isso, evito ao máximo qualquer possibilidade de manter qualquer quantidade dele em casa.

Quando a vontade aperta ou uma ocasião especial aparece, vou lá e providencio somente o necessário. Tipo dose única, sabe? Assim elimino o risco da gula me dominar. 😉

Este pudim, acho que não preciso dizer, é uma maravilha. Arrisco dizer que é um dos doces mais deliciosos que já provei até hoje — e por favor considere meu histórico de formiguinha. Fácil de fazer, é uma opção certeira para agradar aos amantes das sobremesas.

Pudim de doce de leite

Para o pudim de doce de leite:
1 lata de leite condensado cozido na panela de pressão (ou 400g. de doce de leite caseiro ou comprado pronto)
1 e 3/4 de xícara de leite
3 ovos

Para a calda:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água bem quente

Comece preparando a calda em uma panela de fundo grosso. Coloque o açúcar e leve ao fogo baixo, sem mexer, até derreter completamente e começar a ficar dourado. Com muito cuidado (pode espirrar e o açúcar derretido é muito quente), adicione a água e só então misture delicadamente com uma colher de cabo longo. Espere o açúcar dissolver bem e a calda ficar lisinha.

Mais uma vez com bastante cuidado para não se queimar, espalhe a calda em uma forma de metal ou em forminhas individuais. Leve à geladeira por pelo menos 5 minutos para ficar firme, assim a calda não se mistura ao pudim.

Enquanto isso, bata no liquidificador o doce de leite com o leite e os ovos. Para evitar que fique com cheiro de ovo, coloque os ovos em uma peneira e espere que passem sozinhos por ela.

Encha a(s) forma(s) caramelada(s) com a mistura, cubra com papel alumínio e coloque dentro de uma assadeira maior. Prepare o banho-maria colocando, no fundo da assadeira, água quente até metade da altura das forminhas e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 45 minutos (ou até que o creme fique firme). Se preferir, cozinhe o pudim na boca do fogão (clique para ler todos os detalhes).

Espere esfriar e deixe na geladeira até ficar bem gelado. Para desenformar na hora de servir, passe com cuidado uma faca nas bordas do pudim e vire a forma sobre um prato.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram