Você está aqui:  / Massas e molhos / Micro-ondas / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Macarrão com queijo no micro-ondas (Mac ‘n’ Cheese na caneca, com ou sem brócolis)

Macarrão com queijo no micro-ondas (Mac ‘n’ Cheese na caneca, com ou sem brócolis)

MacNCheeseNaCaneca_CozinhandoPara2ou1

Eu sou uma pessoa muito visual, me apaixono fácil fácil por coisas bonitas e sou daquelas que chega a comprar o livro só pelo design da capa. Aí que estou ultimamente viciada em procurar lindezas no Pinterest (já segue nossos painéis lá?) e por acaso acabei encontrando algumas fotos de macarrão com queijo feito no micro-ondas direto na caneca.

Adivinha se a pessoa curiosa aqui não resolveu comprovar com os próprios olhos se dava certo mesmo e, especialmente, se ficava bom? Pois dei uma olhada em diversas receitas, fiz uma combinação entre algumas delas e calculei uma quantidade legal para substituir uma refeição e matar a fome (e, para diminuir o peso na consciência, acrescentei um pouquinho de brócolis). O resultado? Um molho super cremoso com o queijo derretido envolvendo a massa perfeitamente cozida al dente.

Ou seja: mais um daqueles pratos-coringa para um lanche rápido e gostoso, ótimo para aqueles dias de mais preguiça ou para quando a gente chega cansado em casa e não quer nem pensar em ir para a cozinha: em pouco mais de 10 minutos a comida está pronta e depois você vai ter somente uma caneca ou um bowl e um garfo para lavar. Se melhorar, estraga!

Macarrão com queijo no micro-ondas (Mac ‘n’ Cheese na caneca, com ou sem brócolis)

1 xícara de macarrão curto (caracol/serpentini, fusili, penne, farfale)
1/4 xícara de leite
1/2 xícara de água
1/3 xícara de queijo ralado (parmesão, cheddar, prato, muçarela)
1/2 xícara de brócolis em floretes, fresco ou descongelado (opcional)
1/2 colher de chá de mostarda, preferencialmente dijon
1 colher de café de páprica doce, picante ou defumada
Sal e pimenta do reino a vontade

Para esta foto, eu fiz questão de separar todos os ingredientes em medidores diferentes, mas na hora de fazer em casa, vá medindo primeiro os ingredientes secos e depois os líquidos para economizar nas louças.

Jpeg

Dica: use uma caneca grande para sopa ou um bolw/tigela de cerâmica (como eu fiz) com pelo menos 400ml. e coloque-a no microondas sobre um prato, para evitar qualquer “acidente”.

Para começar, coloque o leite na caneca ou bowl e dissolva a mostarda e a páprica nele. Adicione o macarrão (eu usei fusili integral) e a água.

Leve ao microondas em potência máxima por 2 minutos. Caso comece a borbulhar, pause um pouco quantas vezes precisar para que a água abaixe e não transborde — continue em seguida até o fim do tempo. Use um pano de prato ou luva para retirar a caneca do micro e misture bem.

Retorne ao microondas por mais 2 minutos, sempre parando quando precisar. Após este tempo, retire e mexa novamente.

ComoFazerMacNCheeseNoMicro_CozinhandoPara2ou1

Pela terceira vez, retorne ao microondas para cozinhar por 2 minutos. Fique atento pois fica cada vez mais fácil de transbordar — pare sempre que precisar. Retire do microondas com cuidado.

A massa deve estar cozida e água não deve ter secado totalmente, mas caso isso aconteça, coloque mais 2 ou 3 colheres de água pois ela vai ajudar a deixar o “molho” cremoso.

Tempere com sal (cuidado pois o queijo já é salgado) e pimenta do reino, junte o queijo (usei somente parmesão ralado na hora) e o brócolis, se for usar, e volte ao microondas por mais 1 minuto. Misture bem para integrar os ingredientes e, caso o queijo ainda não tenha derretido totalmente, adicione 30 segundos.

Sirva em seguida, ainda bem quentinho. Esta quantidade serve uma pessoa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram