Você está aqui:  / Acompanhamentos / Air fryer / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Palitos de polenta e ricota no forno ou na air fryer

Palitos de polenta e ricota no forno ou na air fryer

PalitosDePolentaComRicota_CozinhandoPara2ou1

Já declarei algumas vezes o meu amor a essa maravilha que é a polenta. Por mais simples que possa ser, esta preparação sempre me agrada: adoro o sabor, a textura e principalmente o cheirinho que ela espalha pela cozinha — é principalmente por isso que amo fazê-la, a casa fica com um cheiro de casa de vó irresistível.

Já publiquei algumas boas receitas de polenta por aqui, mas como adoro, sempre procuro variações interessantes. Esta eu vi no blog Technicolor Kitchen e não resisti: apesar de ser preparada no forno, ela fica com uma casquinha crocante deliciosa e bem macia por dentro. E, apesar do sabor discreto, a ricota dá um toque interessante aos palitinhos.

Seja para servir como porção ao lado da cerveja geladinha ou como acompanhamento de uma saladona colorida, é uma ótima pedida!

Palitos de polenta e ricota no forno ou na air fryer

1 xícara de caldo de legumes (caseiro ou o preparado com cubinhos prontos)
1/2 xícara de polenta instantânea
50g. de queijo parmesão ralado fino
1 colher de sopa de manteiga
100g. de ricota fresca
Óleo vegetal para pincelar
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma panela alta, aqueça o caldo até começar a ferver. Aos poucos, vá despejando a polenta enquanto mexe para não empelotar. Cozinhe por uns 5 minutos, sempre mexendo.

Retire do fogo e junte o parmesão e a manteiga, tempere com sal e pimenta e misture até incorporar homogeneamente.

Deixe esfriar por 5 minutos e incorpore também a ricota. Em seguida, cubra com a polenta o fundo de uma assadeira quadrada de 20cm. e alise a superfície.

ComoFazerPalitosDePolentaERicota_CozinhandoPara2ou1

Deixe na geladeira por mais ou menos 1 hora para firmar. Depois disso, corte os palitos da polenta e disponha-os em uma assadeira grande forrada com papel alumínio untado com um pouquinho de óleo, deixando espaço entre eles.

Leve ao forno preaquecido em 200°C por 40 minutos ou até que fiquem dourados. Na metade do tempo, vire-os para que assem por igual.

Dica: se preferir, frite os palitinhos em óleo quente ou prepare na air fryer. Preaqueça em 200°C por 5 minutos e depois arrume os palitos na gaveta, ligando-a por 20 minutos em 180°C. Vire-os e retorne por mais 15 minutos ou até que estejam crocantes.

Esta quantidade serve duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Karine

    /

    Acho que essa proporção de caldo e polenta não deve estar certa, ficou seco demais, tive que ir acrescentando mais água… Ainda não levei ao forno, espero que dê certo.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Karine, as quantidades são exatamente as que usei para fazer o prato da foto, portanto está correta.
    A polenta precisa ficar firme para conseguir formar os palitos e para que eles fiquem crocantes. Se a polenta estiver muito mole, não vai firmar.
    Abraço

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram