Você está aqui:  / Air fryer / Entradas e petiscos / Bolinhos de bacalhau (fritos ou na air fryer)

Bolinhos de bacalhau (fritos ou na air fryer)

BolinhoDeBacalhau_CozinhandoPara2ou1

Fim de semana chegando, é hora de começar a pensar em algumas comidinhas especiais e gostosas para preparar. Fazia um bom tempo que estava enrolando para fazer bolinhos de bacalhau, na verdade desde que fiz os Croquetes de bacalhau — uma tentativa que acabou não dando certo mas que virou um outro petisco gostoso.

Desta vez, consegui modelá-los (com a ajuda da minha mãe, confesso) e usei a air fryer para deixar meus bolinhos de bacalhau mais leves. Achei que ficaram um pouquinho ressecados, então, se preferir, pode fritá-los da forma tradicional.

Bolinhos de bacalhau (fritos ou na air fryer)

200g. de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
250g. a 300g. de batatas cozidas e amassadas
2 dentes de alho bem picadinhos
Azeite, sal e pimenta-do-reino a vontade

Se o bacalhau estiver salgado, lave-o bem em água corrente e coloque de molho em água limpa na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte troque a água mais umas 3 a 4 vezes a cada 2 horas para dessalgar, mantendo sempre na geladeira.

Para cozinhar o bacalhau, mergulhe-o em água e deixe ferver até que comece a desfiar. Depois, é só ir puxando os pedaços com as mãos ou com garfos para desfiá-los.

Para a batata, coloque-as em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Depois que a água ferver, conte mais ou menos 15 minutos, ou até que fiquem bem macias. Escorra-as, retire a casca e amasse-as com um garfo ou com espremedor de batatas.

Em uma panela grande, aqueça um fio generoso de azeite e coloque o alho para refogar, sem deixar que doure. Acrescente o bacalhau e refogue-o também.

Coloque em uma tigela e espere esfriar um pouco. Aproveite para retirar todas as espinhas que possam ter ficado. Depois, junte a batata, misture bem para integrar tudo e tempere com sal (prove para não exagerar) e pimenta do reino.

Com a ajuda de duas colheres, forme os bolinhos e leve-os ao congelador por pelo menos uns 15 minutos para que fiquem mais firmes. Após isso, frite-os em óleo bem quente.

Eu usei a air fryer e, para isso, pincelei um tiquinho de azeite na superfície de cada bolinho, coloquei-os na gaveta da air fryer (já preaquecida por 5 minutos em 200ºC) e deixei cozinhar por mais ou menos 20 minutos em 200ºC, virando-os na metade do tempo.

Esta quantidade rendeu 12 bolinhos de bacalhau. Sirva-os com limão e um bom molho de pimenta.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Daya

    /

    Esse bolinho ficou com uma cara ótima, sequinho e parece bem crocante. adorei, vou fazer a receita. beijos.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Daya, faça mesmo porque ficam deliciosos e crocantes, mesmo se preparados na air fryer.
    Beijo e volte sempre! 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram