Você está aqui:  / Massas e molhos / Como fazer cappelletti de massa fresca (passo a passo)

Como fazer cappelletti de massa fresca (passo a passo)

CapeletiDeMassaFresca_CozinhandoPara2ou1

Lembro de ainda muito pequena ver e participar do processo de fazer macarrão em casa. Sempre achei mágica a transformação da farinha em uma massinha modelável e, depois, em comida. E, sem dúvida alguma, não há nada mais especial do que essa comida feita com carinho e, principalmente, em família.

Dia desses, na casa dos meus pais, resolvemos tirar a máquina de massas, que um dia foi da minha bisnonna, lá do fundo do armário e fazer um almoço especial no domingo. E, para variar o tradicional talharim, resolvi arriscar uns capeletis de ricota temperada. Com direito a frango assado e ao delicioso Molho de calabresa da nonna. 🙂

Como fazer capeleti de massa fresca (passo a passo)

Para a massa fresca de capeleti:
+/- 2 xícaras de farinha de trigo (branca e/ou integral) ou semolina fina e mais um pouco para enfarinhar
2 ovos
1/4 xícara de água (se necessário)

Para o recheio do capeleti de ricota:
1/2 xícara de ricota amassada com garfo
2 colheres de sopa de requeijão
2 colheres de queijo parmesão ralado
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
Azeite e sal a vontade

Despeje 1 xícara e meia da farinha peneirada em uma tigela ou sobre a pia limpa e seca e faça um buraco no meio. Quebre um ovo por vez em uma tigelinha (para evitar de desperdiçar a farinha caso ele esteja estragado) e despeje-o no buraco. Use um garfo para ir batendo os ovos e incorporando a farinha aos poucos até que a massa desgrude dele. Aos poucos vá incorporando a farinha restante. (Na foto aparecem 3 ovos pois fiz uma receita e meia.)

Se a massa estiver pegajosa, acrescente mais um pouco de farinha. (As quantidades dos ingredientes vão depender muito do tamanho do ovo e da farinha utilizada.)

Em seguida, vá amassando com as mãos até a massa ficar bem lisa (deve demorar entre 10 e 15 minutos, não desista!). Faça uma bola com a massa e embrulhe-a em plástico filme ou um saco plástico para descansar por 30 minutos.

Enquanto isso, coloque todos os ingredientes do recheio em um processador de alimentos e vá pulsando até incorporar todos eles muito bem.

Sobre uma superfície enfarinhada, corte a massa em pedaços e vá abrindo-os bem finamente com um rolo. Se tiver uma máquina de massa, melhor ainda — vá passando a massa pelo cilindro e diminua a espessura, sempre enfarinhando para não grudar.

ComoFazerCapeletiComMassaFresca_CozinhandoPara2ou1

Para fazer os cappelletti, use um cortador ou um copo redondo (3 a 4cm. de diâmetro) para cortar a massa já aberta. No centro de cada círculo de massa, coloque mais ou menos meia colher de chá do recheio. Com cuidado, dobre a massa ao meio e feche o recheio, retirando o ar de dentro. Levante as bordas na lateral e pressione as pontinhas, formando o cappelletti. Coloque-os em uma assadeira ou superfície seca, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por mais uns 30 minutos.

O tempo de cozimento vai depender muito da espessura que você deixou a massa, mas geralmente demora menos tempo que as variações secas (compradas no supermercado em saquinhos ou caixinhas) — cerca de 4 a 8 minutos. Fique atento para deixá-la al dente e bem gostosa. Envolva com o seu molho preferido e sirva em seguida. (Nós escolhemos o Molho de calabresa da nonna).

Dica: Esta receita rende entre duas e três porções bem servidas. A massa pronta já cortada (não cozida) pode ser guardada na geladeira em recipiente bem fechado por até 3 dias.

CappellettiDeDomingo_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram