You are here:  / Carnes / Reaproveitamentos / Escondidinho de mandioca ao alho e carne moída

Escondidinho de mandioca ao alho e carne moída

EscondidinhoDeMandiocaAoAlhoComCarneMoida_CozinhandoPara2ou1

Não tem jeito: em alguns dias a gente até tenta inovar na cozinha mas não sai nada muito diferente. Foi o que aconteceu há algum tempo. Com alguns pedaços de mandioca e carne moída em casa, acabei ficando com a opção do escondidinho.

Para não ficar assim tão mais do mesmo, investi no sabor do alho, que deu uma nova combinação ao prato. Nada muito sofisticado, mas uma comidinha reconfortante da melhor qualidade. Fica então como dica para variar um pouquinho que seja no dia a dia.

Escondidinho de mandioca ao alho e carne moída

Para o purê de mandioca:
300g. de mandioca limpa e cozida
1 colher de sopa de manteiga
2 a 3 dentes de alho bem picadinhos
1/2 de xícara de leite
Sal e pimenta do reino a vontade
1 a 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado para gratinar

Para o recheio de carne moída:
300g. de carne moída (eu gosto de usar metade de primeira e metade de segunda)
1/2 cebola picadinha
1/2 tomate grande em cubos
1 colher de sopa de cheiro verde picado (salsinha e cebolinha)
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino

Para o recheio, comece refogando no azeite a cebola até começar a dourar. Coloque o tomate e a carne moída e vá misturando para que a carne cozinhe. Quando ela mudar de cor, acrescente as ervas e deixe engrossar um pouquinho, sempre em fogo baixo e mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Prove e corrija o sal e a pimenta do reino, caso seja necessário.

Depois de cozinhar a mandioca (em água ou no vapor) até que fique bem macia, retire a casca e amasse-a bem com um garfo.

Em uma panela, derreta a manteiga e doure o alho. Coloque a mandioca amassada e acrescente os outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta e mexa bem até ficar homogêneo.

Forre o fundo de um refratário com metade do purê, distribua a carne temperada por cima e cubra com o restante do purê. Salpique o queijo ralado, leve ao forno pré-aquecido na temperatura máxima por uns 10 minutinhos para gratinar e sirva em seguida.

Esta quantidade serve bem duas pessoas. Para uma refeição completa, prepare uma salada bem colorida para acompanhar.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

16 + cinco =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram