Você está aqui:  / Blog Editora-Chef / 5 dicas para organizar cozinhas pequenas

5 dicas para organizar cozinhas pequenas

DicasCozinhasPequenas_CozinhandoPara2ou1

Quem gosta de cozinhar sabe a importância de se ter um ambiente confortável e organizado para testar as receitas no dia a dia. Como as casas e apartamentos são cada vez menores, fica bem mais raro ter uma grande cozinha em casa. Mas para que ela seja prática e atenda às nossas necessidades, existem ótimas soluções que podem deixar o ambiente o mais funcional possível.

 

1. Utilize prateleiras, ganchos e painéis para utilizar espaços disponíveis
A primeira dica para deixar uma cozinha pequena mais prática é utilizar bem os espaços disponíveis. Usar as paredes de forma inteligente, com prateleiras, ganchos e painéis, por exemplo, para disponibilizar os utensílios de cozinha mais importantes deixa os pequenos ambientes mais práticos e melhor organizados.

 

2. Guarde utensílios de acordo com o uso
Outra solução que facilita o acesso aos itens utilizados com maior frequência é reunir de acordo com o uso: facas, espátulas e colheres de pau, medidores padrão, tigelas e bowls, canecas, refratários e travessas etc. Escolha lugares de fácil acesso para guardar os objetos mais usados, como as primeiras gavetas e os armários à altura dos olhos.

DicasCozinhasPequenas3_CozinhandoPara2ou1

3. Setorize as atividades
No caso de cozinhas americanas com bancadas (móveis ou fixas), cada vez mais comuns nos novos prédios, a ausência de paredes entre os ambientes proporciona a sensação de espaço bem maior. Uma boa ideia para manter a organização, uma vez que não há paredes para “esconder” a bagunça, é setorizar as áreas de atividades da cozinha: o cantinho do café, uma área para a manipulação dos alimentos, um espaço para o escorredor de louças, uma fruteira para deixar as frutas e legumes, a mesinha ou bancada para refeições rápidas etc.

 

4. Separe os itens de uso esporádico
Mesmo com uma cozinha pequena mais espaçosa, não é possível manter tudo por lá. Você pode guardar louças, talheres e outros extras para momentos especiais ou até mesmo eletrodomésticos de pouco uso em armários ou maleiros fora da cozinha. Acomode-os em caixas plásticas ou de papelão e identifique-os de forma clara.

DicasCozinhasPequenas2_CozinhandoPara2ou1

5. Elimine os itens que você não usa
Acumular objetos que não são utilizados costuma ser um dos principais erros, principalmente para quem mora em espaços pequenos. Na cozinha, então, mudar esse comportamento é essencial para a organização. Por isso, se não precisa de um determinado objeto, desapegue!

 

Por fim, uma cozinha organizada é aquela que está sempre limpa. Não deixe louças e talheres sujos acumulados na pia ou na bancada. Além de deixar a casa mais bonita, fica mais fácil para começar a cozinhar sem o trabalho de ter que limpar tudo antes.

 

Fotos: as imagens estão todas em um painel que criei no Pinterest com dicas e ideias de organização para Cozinhas Pequenas. Confere e aproveita para seguir o nosso perfil lá.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Dorothy Bezerra Linhares

    /

    Gosto muito do seu site, pois como sou iniciante, realmente preciso de receitas boas e um bom ensinamento. Gosto muito de cozinhar e obrigada por me ajudar!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Dorothy, espero que minhas receitas te incentivem a aprender cada vez mais.
    Volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram