Você está aqui:  / Cardápios Especiais / 40 comidinhas quentes para noites mais frias

40 comidinhas quentes para noites mais frias

ComidinhasQuentesParaNoitesFrias_CozinhandoPara2ou1
Eu sou friorenta e tenho pavor de passar frio. Por isso, sou a rainha das meias e adoro uma comida quentinha, que ajuda a esquentar o corpo de dentro para fora. Pode perceber: nos dias mais gelados o organismo começa a pedir refeições mais substanciosas e que nos aqueçam, proporcionando uma sensação maior de conforto.

Foi por isso que nem esperei o inverno chegar de vez para já pensar em opções gostosas e quentinhas que ajudem a nos esquentar um pouquinho nas noites mais frias que cada vez mais se aproximam.

Para começar, que tal algumas entradinhas quentes? É só escolher entre o Pão à Hasselback (fatiado e recheado com queijos, alho e alecrim), o Queijo camembert com geleia de frutas vermelhas, os Dadinhos de tapioca com queijo coalho, umas Brusquetas doces e salgadas ou a Brandade de bacalhau (bacalhau cremoso com batatas gratinado no forno). Outra sugestão irresistível, mais ainda se acompanhada com uma boa seleção de vinhos, é a Tábua de queijos.

Como prato principal, não há nada mais óbvio no inverno do que uma boa sopa. Desde uma Sopa de legumes superprática até um Dahl de grão de bico (sopa indiana de grão de bico com especiarias), passando por Sopa creme de mandioquinha com croutons de salamePasta e fagioli (sopa de feijão com macarrão)Caldo verde vegetarianoMacarrão japonês com ovo pochê no caldo quente (Udon enluarado ou Tsukimi Udon) e Sopa cremosa de beterraba assada com iogurte (Borscht).

Outra escolha tradicional para as noites mais geladas são os fondues. As nossas sugestões são o tradicional Fondue de queijos, o prático Fondue de gorgonzola, o Fondue de carne com 10 opções de molhos, a versão oriental Sukiyaki com lamen (carne, legumes e macarrão japonês com molho) e, de sobremesa, o Fondue de chocolate super fácil e rápido.

Risotos também são uma excelente escolha. Qual destes você prefere: Risoto de linguiça na cachaça, Risoto cremoso de aspargos com pimenta rosa, Risotto alla Valdostana (ou Risoto à Valligiana, com cogumelos e queijo) ou Risoto cremoso de camarão?

Preparações no forno, além de serem super práticas, também contribuem para aumentar a temperatura da casa. Algumas opções são o Mac ‘n’ cheese (macarrão tradicional americano com creme de queijo gratinado no forno) ou sua versão mais rápida feita no microondas Macarrão com queijo no micro-ondas (Mac ‘n’ Cheese na caneca, com ou sem brócolis), o Bolo de carne com bacon ao molho de tomate com grãos de bico, a Linguiça assada com tomate, cebola e batata doce, o Filé de frango com legumes ao vinho no forno, o Salmão no forno com alho poró e arroz ao pesto de amêndoas ou a Polenta recheada com molho de carne e gratinada com parmesão. Como acompanhamento, escolha entre o Palmito pupunha assado com azeite e ervas, a Abóbora caramelizada no mel ou os Cogumelos recheados.

Prefere um lanche mais prático? Fique com as Tortinhas de queijo com tomate, o Buraco quente ou sanduíche mexicano de carne moída, o Quibe de lentilha, o Meatball sub (sanduíche de almôndegas), a Torta de bacon e milho ou então Mini suflês ou omeletes de forno.

E, para fechar o jantar com chave de ouro, sobremesas quentinhas também fazem sucesso: Tortinha de maçã super fácilCrepe sem glúten com calda de chocolate, Pera cozida com calda de damasco ou um delicioso Petit gateau (bolinho de chocolate com recheio quente).

Capriche no vinho e na companhia que, depois dessas dicas, as suas noites frias não serão mais as mesmas!

E, se preferir bebidas também bem quentinhas, aposte em um Chocolate quente cremoso fácil ou no Quentão (bebida a base de cachaça com gengibre, canela e cravo).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Laura

    /

    Que delícia, acho que até nos dias menos frios dá para aproveitar muitas dessas ideias, já ajudou bastante.
    Voltarei mais vezes. Grande abraço!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram