Você está aqui:  / Air fryer / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Croquete de palmito com purê de couve flor (vegetariano ou vegano)

Croquete de palmito com purê de couve flor (vegetariano ou vegano)

CroquetesDePalmito_CozinhandoPara2ou1

Eu gosto muito de variar sempre o cardápio, mas tenho também fases em que fico apaixonada por determinada receita que parece até vício. Foi exatamente isso que aconteceu depois que provei pela primeira vez o lindo do Purê de couve flor. Ainda não consigo dizer que gosto da couve flor, mas esta preparação tem feito parte das minhas últimas semanas.

Em uma das inúmeras vezes que fiz meu queridinho, acabou sobrando uma boa quantidade, que ficou guardada na geladeira enquanto eu pensava em um bom uso para ele. Eis que me lembrei de que croquetes são feitos com purê de batata e que aí estava uma excelente oportunidade de criar. Encontrei um pouco de palmito e ele casou perfeitamente com a proposta: um petisco ou acompanhamento leve, nutritivo, saudável, vegetariano ou vegano, dependendo da preferência de quem o faz.

Posso dizer que fiquei muito apreensiva durante todo o processo, mas o resultado foi incrivelmente surpreendente.

Croquetes de palmito com purê de couve flor (vegetariano ou vegano)

1 dente de alho picadinho
1 xícara de palmito picado
2 colheres de sopa de cenoura ralada ou bem picadinha (opcional)
1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas
1/4 xícara de água
2 colheres de sopa de creme de ricota (ou creme de leite vegetal)
1 xícara de Purê de couve flor (clique AQUI para acessar a receita completa)
2 a 3 colheres de sopa de farelo de aveia
Farinha de rosca para empanar (mais ou menos 1/2 xícara)
Azeite, sal e pimenta-do-reino a vontade

Aqueça um fio de azeite e refogue o alho sem deixar que doure. Acrescente o palmito, a cenoura (se for usar) e as ervas e regue com a água. Deixe cozinhar em fogo baixo até a água secar e começar a fritar novamente.

Adicione, então, o creme de ricota e misture bem. Junte o Purê de couve flor e, com delicadeza, vá envolvendo o palmito. Coloque uma a uma as colheres de aveia e misture para integrar bem todos os ingredientes e cozinhar a ponto da massa se soltar do fundo da panela e formar uma bola maleável. Prove e tempere com sal e pimenta do reino, se necessário.

Espere a massa esfriar um pouco e depois vá modelando os croquetes. Empane-os em farinha de rosca temperada com um pouco de sal e pimenta do reino.

ComoFazerCroqueteDePalmito_CozinhandoPara2ou1

Você pode fritar os bolinhos em óleo quente ou assá-los (forre uma assadeira ou refratário com papel alumínio, unte com um mini fiozinho de azeite para os croquetes não grudarem e os leve ao forno pré-aquecido em 200°C por mais ou menos 30 minutos para dourá-los). Eu fiz na air fryer ou fritadeira elétrica (preaquecida vazia por 5 minutos em 200ºC) por 20 minutos em 180ºC, virando-os na metade do tempo.

Esta receita rendeu 12 croquetes feitos com mais ou menos 1 colher de sopa da mistura cada um. Se preferir, você pode preparar os bolinhos e congelá-los antes de fritar/assar. Depois de empanar com a farinha de rosca, coloque-os em um prato ou bandeja, cubra com filme plástico ou papel alumínio e leve ao congelador. Quando estiverem firmes, coloque-os em um pote bem fechado ou saco plástico e conserve-os por até 3 meses. Não precisa descongelar com antecedência, pode fritar ao assá-los ainda congelados — pode ser necessário um pouquinho mais de tempo no forno.

Eu servi com um Molho de mostarda e mel feito com iogurte.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram