Você está aqui:  / Pães e biscoitos / Pão tipo rosca de calabresa

Pão tipo rosca de calabresa

RoscaDeCalabresa_CozinhandoPara2ou1

Acho que não existe nada mais recompensador para quem cozinha do que um elogio sincero de alguém que provou o que preparamos com tanto carinho. Pelo menos para mim, é o melhor retorno.

Esta rosca de calabresa foi um dos meus maiores sucessos culinários dos últimos tempos. Desde a massa crescida e super fofinha, elogiada logo após o crescimento até os olhares apetitosos para ela na mesa e apenas as migalhas que sobraram sobre a tábua. Como geralmente cozinho somente para mim mesma, não estou muito acostumada com esse retorno imediato, mas confesso que experiências como esta me motivam a cada vez mais a submeter minhas produções à avaliação alheia.

Ultimamente tenho prezado muito pela qualidade das imagens mas, como a rosca foi preparada à noite e todos estavam ansiosos pela degustação, não tive condições de conseguir imagens melhores. Mas garanto: vale super a pena fazer esta receita, que aprendi a preparar com minha tia avó italiana — e somente por isso resolvi publicar apesar disso. Espero que gostem também!

Pão tipo rosca de calabresa

Para a massa:

250g. de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de chá de fermento biológico seco
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de azeite
250ml. de água

Para o recheio:
2 conchas de molho de tomate
150g. de calabresa
100g. de muçarela ralada
1 gema

Em uma tigela, junte a farinha, o açúcar e o fermento e misture bem. Adicione o azeite e, aos poucos, vá pingando a água e amassando com as mãos até obter uma massa (pode não ser necessário usar toda a água, dependendo da farinha). Sove-a sobre uma superfície limpa para que ela fique lisa e macia (cerca de 15 minutos).

Cubra e deixe descansar em local protegido do vento até dobrar de tamanho — eu costumo deixar dentro do microondas desligado.

Enquanto a massa descansa, pique bem a calabresa e a muçarela, se não for ralada (eu usei o processador de alimentos para quase moê-los).

ComoFazerRoscaDeCalabresa_CozinhandoPara2ou1

Depois do descanso, abra a massa com um rolo formando um retângulo. Espalhe por cima o molho, a calabresa e o queijo e depois enrole com cuidado. Junte as pontas formando a rosca e coloque-a sobre uma assadeira untada com um pouquinho de óleo ou manteiga.

Deixe descansar por 30 minutos, ou até que a massa esteja um pouco mais fofinha (eu dei uns cortes com uma tesoura para que a rosca abrisse um pouco). Depois dessa segunda pausa, pincele a superfície com a gema batida com o garfo até espumar e leve ao forno médio preaquecido em 180ºC por mais ou menos 45 minutos ou até que a superfície esteja douradinha.

RoscaDeCalabresa2_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram