Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Struffoli (ou “pingos de mel” — doce napolitano de Natal)

Struffoli (ou “pingos de mel” — doce napolitano de Natal)

Jpeg

Eu acho incrível o poder que a comida tem de nos trazer lembranças e nos remeter a determinadas épocas da vida. Talvez seja apenas por causa disso que as receitas familiares, com aqueles truquezinhos “secretos”, sobrevivam ao longo das gerações.

O Struffoli é um doce italiano típico da região de Nápoles e aparece nas mesas principalmente durante as festividades de fim de ano. E somente a preparação dele já é uma confraternização: por ser trabalhosa, pelo menos na minha família Carpinelli, todas as “mammas” se reúnem na cozinha com quilos e mais quilos de farinha e ficam por dias (literalmente) preparando a sobremesa das ceias, que é distribuída para todas as casas e presenteada a alguns amigos como um desejo de prosperidade, saúde e alegrias no Ano Novo.

Meu pai fez aniversário no último dia 27 e, no domingo, perguntei a ele qual bolo ele preferia que eu fizesse para apagarmos as velinhas. A resposta foi bem objetiva: Struffoli!

Confesso que demorei alguns segundos para entender a resposta… Ok, não é exatamente um bolo mas não se nega o pedido do aniversariante, né? Apesar de já ter comido muito struffoli e tê-lo visto sendo preparado diversas vezes, nunca tinha sequer contribuído com o processo. Mas, como adoro um desafio e o domingão estava lá à toa, mãos à massa!

O resultado agradou muito o papi e as fotos que fui publicando no Instagram (já segue o @cozinhandopara2ou1 lá?) fizeram tanto sucesso que já providenciei a receita rapidinho aqui para vocês.

Struffoli (ou “pingos de mel” — doce napolitano de Natal)

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo
1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de limoncello, rum ou conhaque
Colheres de água (para dar ponto à massa, se necessário)
Óleo vegetal para fritar

Para a calda:
1/2 xícara de mel
1/4 xícara de água
1/4 xícara de açúcar
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira (opcional)
Raspas de limão e de laranja (opcional)

Peneire os ingredientes secos em uma tigela e forme um buraco no meio. Nele, coloque o ovo, a manteiga, a bebida que for utilizar e comece a amassar com as mãos.

Caso seja necessário, acrescente colheres de água (uma a uma) e vá amassando até conseguir formar uma bola homogênea. Embrulhe a massa em um pano de prato limpo ou em plástico filme e deixe descansar por meia hora.

ComoFazerStruffoli1_CozinhandoPara2ou1

Depois de descansar, divida a massa em 6 a 8 partes, faça rolinhos bem finos e corte pedacinhos como um nhoque. Cada pedacinho deve ter no máximo o tamanho de um grão de bico (eles crescem durante a fritura).

Aqueça mais ou menos 2 dedos de óleo em uma panela e frite os bolinhos, pouco a pouco, até que fiquem dourados. Escorra-os sobre papel absorvente.

ComoFazerStruffoli2_CozinhandoPara2ou1

Enquanto as bolinhas de massa esfriam, prepare a calda. Junte todos os ingredientes em uma panela larga e deixe ferver até engrossar um pouco (mais ou menos 15 minutos).

Dica: use mel de flor de laranjeira ou acrescente a água de flor de laranjeira para aromatizá-lo. As raspas são opcionais.

Acrescente as bolinhas à calda e mexa com cuidado para que a calda envolva todas muito bem. Aos poucos, pegue colheradas do struffoli e monte uma guirlanda de bolinhas sobre um prato ou travessa.

Para facilitar, unte um copo com um pouquinho de óleo e coloque no centro do prato para ser rodeado pelo struffoli. E, se quiser, decore com confeitos, frutas cristalizadas, cerejas em calda etc. O Struffoli do meu pai ganhou velinhas para cantarmos os parabéns. 🙂

????

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram